CARTA DO PRESIDENTE
Hora de inovar e voltar a crescer: Confira artigo do presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.
ENTREVISTA
O promotor de diálogos: Entrevista com Fernando Comin, procurador-geral de Justiça de Santa Catarina, propõe uma inédita abertura ao diálogo com o setor produtivo para melhorar o ambiente de negócios em Santa Catarina.
CONSTRUÇÃO CIVIL
Com vontade de subir: Identificada por seus prédios altíssimos e luxuosos, Balneário Camboriú é a face mais vistosa da retomada do setor em Santa Catarina, que puxa consigo diversos outros setores industriais.
Fábrica de fábricas: Em 20 anos a Perville Engenharia construiu mais de 100 obras industriais e comerciais.
AGENDA DA INDÚSTRIA
Produzir ficou (um pouco) mais fácil: Ambiente de negócios melhorou no País, que passou a contemplar algumas das mais antigas demandas defendidas por entidades representativas como a FIESC, mas ainda há muito a avançar.
DOSSIÊ INFRAESTRUTURA
Quando isso termina: Começa e para, orçamento aprovado e não executado, promessa e frustração: um ciclo vicioso impede avanços na infraestrutura do Estado, mas é possível rompê-lo com definição de prioridades e bons projetos.
INOVAÇÃO
Conexões produtivas: Startups e outras empresas de base tecnológica se tornam parceiras da indústria tradicional em sua necessária jornada de transformação digital.
O caldeirão das invenções:Ecossistema catarinense cresce mais rápido e entrega mais resultados do que a média porque tem história consistente e articulação eficiente entre os atores.
Hubs de criação:Institutos de Inovação concentram cérebros, recursos e tecnologias que dão forma a soluções de ponta para a indústria.
Não é bem uma novidade: A necessidade de fazer diferente é um motor do desenvolvimento desde a revolução industrial, e está no DNA de empresas de mais de 70 anos como a Tupy e a Tigre.
Repaginando os processos: Apoiadas por rede de fornecedores de soluções, empresas de todos os portes podem avançar no conceito de indústria 4.0.
TRABALHO
Barreira de Entrada: Desemprego entre os jovens é duas vezes maior do que a média, dificultando ainda mais a vida da geração que chegou à idade adulta na recessão. A melhor saída é investir em boa formação técnica.
DESENVOLVIMENTO
Quando pequenos se tornam gigantes: Por meio de cooperativas, milhares de produtores rurais de Santa Catarina obtêm padrões de excelência e integram uma das principais cadeias de fornecimento global de alimentos.
Propriedade coletiva, resultados compartilhados: Quatro em cada dez catarinenses participam de algum tipo de cooperativa, uma cultura essencial para a economia do Estado.
PERFIL
Ele faz a economia circular: Albano Schmidt profissionalizou a gestão e redefiniu os rumos da Termotécnica, que se destaca pela inovação e se tornou a maior em seu ramo, além de principal referência brasileira em reciclagem de EPS.
ARTIGO
Novo modelo de gestão para o Complexo Portuário do Itajaí: Marcelo Werner Salles, consultor e ex-superintendente do Porto de Itajaí.