Revista Indústria e Competitividade FIESC
Revista
Nº 35 > Novembro > 2024
Destaque
A poderosa indústria invisível de SC
Produzindo componentes e peças para as grandes marcas, fabricantes de bens intermediários constituem-se nas engrenagens das cadeias produtivas do Estado.
-
Carta do Presidente
O potencial oculto da indústria catarinense
Confira artigo do presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.
-
Entrevista
Aposta na descarbonização viável
A Tupy, de Joinville, aposta na descarbonização viável e cria uma unidade de negócios para produzir biocombustíveis e energia a partir do aproveitamento de resíduos de animais. Para o CEO Fernando de Rizzo, essa abordagem é mais promissora para países como o Brasil do que a eletrificação.
-
Infraestrutura
Pode custar caro para Santa Catarina
A repactuação da concessão da BR-101 (trecho Norte) e da BR-116 (SC) é uma boa ideia, mas não nos termos apresentados pelo Ministério dos Transportes. Para garantir maior fluidez e segurança para as rodovias no futuro, o pacote de obras deverá ser bem maior do que o proposto.
-
Logística
A montanha-russa dos fretes marítimos
Oscilações nos preços de fretes marítimos e instabilidade nos prazos de entrega complicam as operações internacionais da indústria. As causas são multifatoriais, estendendo-se desde a pandemia até os atuais conflitos geopolíticos, e empresas buscam alternativas para atender clientes no exterior.
-
Inovação
Poucos dados, muitos resultados
Uma plataforma desenvolvida pelo Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados e a holding Christal, baseada no conceito de few-shot learning, permite identificar e classificar peças defeituosas em linhas de produção sem a necessidade de grandes volumes de dados para a aprendizagem da Inteligência Artificial.
-
Inovação
Radicais livres beneficiam a indústria
Tecnologias de oxidação avançada (AOT) possuem diversas aplicações na indústria, do tratamento de efluentes ao desenvolvimento de materiais autolimpantes. Embora promissoras, sua implementação depende de maior interação entre a academia e a indústria.
-
Desenvolvimento
Engrenagens das cadeias produtivas
Indústrias de bens intermediários são pouco conhecidas, mas desempenham papel vital nas cadeias produtivas fornecendo componentes para os produtos de consumo. Santa Catarina possui cadeias altamente adensadas em vários setores, o que reduz a dependência de fornecedores externos e melhora a eficiência econômica do Estado.
-
Desenvolvimento
Raízes profundas no campo
Agroindústria é o setor com maior adensamento produtivo em Santa Catarina, contando com fornecedores locais de soluções para praticamente tudo.
-
Plásticos
O desafio da indústria na era da reciclagem
Economia circular já é realidade no setor industrial catarinense, com empresas adotando práticas sustentáveis e inovadoras na reciclagem de plásticos. No entanto, a expansão desta iniciativa depende de incentivos, educação ambiental e sistemas mais robustos de coleta seletiva.
-
Biomassa
Energia granulada e concentrada
Produção de pellets de madeira aumentou em Santa Catarina devido à crescente demanda europeia e ao apelo ambiental desta fonte de energia. Agora, as indústrias estão focadas em expandir o mercado interno, oferecendo soluções customizadas de aquecimento para diversos setores.
-
Perfil
Mudança cultural para novos tempos
A Karsten, uma das empresas mais antigas do Brasil, passa por uma transformação sob a liderança de seu novo CEO, Márcio Bertoldi. A companhia de Blumenau busca equilibrar tradição e inovação, enfrentando os desafios de um mercado digital e globalizado.
-
Artigo
Value-Based Health Care e atenção primária: estratégias para alavancar a produtividade
Por Leandro Pereira Garcia, doutor em Ciências da Saúde e assessor de novos negócios de saúde da FIESC.
Publicação
35ª Edição
Período
Novembro/2024
Contato
imprensa@fiesc.com.br