Revista Indústria e Competitividade FIESC 24

Sobre a revista

Anuncie na revista

Leia online

Acesse o PDF

24ª Edição

Abril/2021

imprensa@fiesc.com.br

CARTA DO PRESIDENTE

Travessia para o futuro está em curso: Confira artigo do presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

Entrevista

Tapete vermelho para o empreendedor: Único prefeito eleito pelo Partido Novo no ano passado, Adriano Silva prepara o Código de Defesa do Empreendedor de Joinville e põe em prática a plataforma liberal que conquistou a maior cidade catarinense.

Dossiê Infraestrutura

Inviáveis? Nada disso - ferrovias são fundamentais: Uma série de premissas falsas e falhas de projetos contaminam o debate sobre a viabilidade das ferrovias Leste-Oeste e Litorânea, ameaçadas de não sair do papel. FIESC propõe a realização de estudos de viabilidade de forma integrada das duas ferrovias, evidenciando sua essencialidade à logística do Estado.

Internacionalização

Nivelamento por cima: Cresce o número de pequenas empresas exportadoras, e não é só pelo efeito do câmbio. Cada vez mais indústrias incorporam a inserção global como estratégia de longo prazo para obter ganhos expressivos de competitividade também no mercado interno.

Indústria Automotiva

Mobilidade elétrica ganha tração: Ninguém sabe ainda ao certo com que velocidade o setor fará a substituição de motores a combustão interna por tração elétrica, mas em Santa Catarina já se articula um polo de desenvolvimento tecnológico e de formações de competências para aproveitar as oportunidades abertas por uma das mais importantes reconversões industriais em curso.

Desenvolvimento

Por que precisamos de mais indústrias: A criação de políticas industriais é assunto que volta a despertar interesse global diante da constatação de que a indústria é o maior motor do crescimento econômico, e por consequência do desenvolvimento social. Em Santa Catarina o setor já é destaque e tem uma avenida de crescimento para os próximos anos.

Inovação

Chega de empilhar tijolos: Sistemas construtivos desenvolvidos por empresas catarinenses transformam canteiros de obras em lugares muito mais limpos, organizados e produtivos. O segredo está em industrializar grande parte das estruturas e fazer a montagem no local, como se fossem as peças de um “Lego gigante”.

Perfil

A paciente conquista do topo: Guilherme Bertani, CEO da Docol, de Joinville, não é apenas o executivo que tornou a empresa a maior exportadora de metais sanitários da América Latina. Alpinista arrojado, é também um dos poucos brasileiros a ter escalado as montanhas mais altas do planeta.

Artigo

Gás natural - a busca pela diversificação: Willian Anderson Lehmkuhl, diretor-presidente da SCGÁS.

Assine a revista online

Revista Indústria & Competitividade

Assine e receba as próximas edições por e-mail.