Revista indústria e competitividade 23

Sobre a Revista

Leia online

Acesse o PDF

23ª Edição

Novembro/2020

imprensa@fiesc.com.br

CARTA DO PRESIDENTE

Precisamos de regras claras e factíveis: Confira artigo do presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

Entrevista

A implosão da burocracia: O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, apresenta um novo conceito em normatização trabalhista que promete implodir a burocracia e a insegurança jurídica do setor.

Dossiê Infraestrutura

A BR-101 não pode PARAR: Estudo da FIESC destaca a impressionante relação de retorno econômico e social se investimentos forem feitos nos pontos de estrangulamento no trecho Norte da BR-101. A solução possível é revisar o contrato de concessão e permitir o aumento de pedágios para o financiamento das obras.

Entrave ou eixo de desenvolvimento? Papel da BR-101 para o futuro de Santa Catarina depende do que for feito desde já para a conformação de um corredor logístico intermodal em seu entorno.

Gestão

Compartilhando experiências da crise: Como as empresas sobreviveram à crise? O que vai mudar daqui para frente? Quais são as lições tiradas da pandemia? Industriais compartilham suas experiências e projetam o futuro no contexto do Programa Travessia, que propõe uma reinvenção da economia catarinense.

Meio Ambiente

É possível conciliar - já fazemos isso: Santa Catarina tem conseguido aumentar a produção da agroindústria ao mesmo tempo que se consolida como o Estado com maior cobertura nativa de Mata Atlântica. Suas propriedades rurais caminham para a regularização ambiental com base no Código Florestal de 2012, mas ações judiciais tentam invalidar a aplicação desta lei no Estado, o que pode inviabilizar a produção agropecuária em pequenas propriedades.

Estado de regeneração: Santa Catarina tem maior remanescente de Mata Atlântica do País e suas florestas se adensam a um ritmo de 2% ao ano.

Inovação

A fábrica da indústria 4.0: A transferência do LabFaber para o Instituto da Indústria de Florianópolis e a instalação da aceleradora Hards criaram ambiente propício para startups focadas em hardware, que aproveitam a rede de conhecimento articulada pelo Instituto e se valem do laboratório-fábrica para protótipos e produção de soluções 4.0.

Indústria

Pedaladas com fôlego redobrado: As vendas de bicicletas dispararam durante a pandemia e as montadoras se desdobram para atender à enxurrada de pedidos. A situação revelou que Santa Catarina se destaca no cenário nacional, com modelos que vão dos infantis aos de alta performance, além de bikes elétricas.

Perfil

Estilo suíço, coração brasileiro: Luiz Gonzaga Coelho viveu duas décadas na Suíça e se especializou na área da saúde. Quando voltou para Florianópolis, sua cidade natal, com conhecimentos e capital para empreender, criou a C-Pack, uma moderna indústria de embalagens para medicamentos e cosméticos, e investiu em hospitais juntamente com o sócio suíço.

Artigo

Inovação como diferencial competitivo: Lainor Driessen, presidente da Divisão de Commercial Appliances da Nidec Global Appliance.

Assine a revista online

Revista Indústria & Competitividade

Assine e receba as próximas edições por e-mail.