CARTA DO PRESIDENTE
Um projeto para Santa Catarina: Confira artigo do presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.
Entrevista
Desinvestir para poder investir: Para Salim Mattar, secretário especial de Desestatização do Ministério da Economia, privatizações poderão atrair investimentos, gerar empregos e ajudar a recompor os cofres do Estado no pós-pandemia.
Travessia
Estamos todos no mesmo barco: É possível reinventar a economia e transformar Santa Catarina em referência mundial em desenvolvimento sustentável. Programa da FIESC promove a articulação das entidades .com, .gov, .org e .cti do Estado para a criação de ambiente e mecanismos que sustentem esses objetivos.
Empresas
Depois do susto, ajustes de rota Como algumas das maiores indústrias de Santa Catarina se reestruturaram para enfrentar as limitações impostas pela pandemia e para ajustar seus modelos de negócios às novas tendências econômicas e de comportamento dos consumidores.
Trabalho
Operação salvamento: Acordos apoiados por medidas emergenciais garantiram a preservação de talentos para a retomada. Ela deverá vir com mudanças significativas nas relações trabalhistas, que exigirão adaptações das empresas e de trabalhadores.
Não é mais tendência: Já está acontecendo, home office, aprendizado ao longo da vida e mudanças na hierarquia são transformações no mundo do trabalho aceleradas pela pandemia
Câmbio
Como é bom faturar em dólares: Desvalorização do real ao longo de 2020 tornou muito mais rentáveis as exportações catarinenses, apesar da queda das vendas em dólar. O cenário abre oportunidades para empresas locais no mercado externo, ao mesmo tempo que pode incentivar a substituição de importações.
Dossiê infraestrutura
Embarque para o futuro: Nova bacia de evolução do Complexo Portuário do Itajaí permite a operação de navios de até 366 metros, o que coloca o porto na rota dos supercargueiros e o deixa mais atraente para o capital privado. Mas, do lado de fora, a precariedade das estradas e a falta de ferrovias seguem sendo entraves à competitividade.
Motores de popa da economia: Portos eficientes transformaram a região de Itajaí em um dos polos mais dinâmicos do Estado.
Perfil
Tecelão de laços familiares: Salézio Martins, fundador da Kyly, sequer era do ramo quando resolveu comprar dois teares usados da Hering para começar a produzir malhas na garagem de casa. Ele envolveu no negócio o pai, a mulher, as filhas e um irmão e, juntos, construíram uma empresa que faturou R$ 460 milhões em 2019.
Marketing
Linguiça Blumenau é patrimônio cultural: A Linguiça Blumenau, produto típico de imigrantes alemães, foi adotada por chefs contemporâneos e ganhou status de produto gourmet. A fama e a valorização do produto sustentam investimentos de diversas indústrias de embutidos do Vale do Itajaí.
Artigo
Mudanças e aprendizados no mundo pós-coronavírus: Paulo Eli, secretário de Estado da Fazenda de Santa Catarina.