Publicação
32ª Edição
Período
Novembro/2023
Contato
imprensa@fiesc.com.br
Carta do Presidente
Água, indústria e qualidade de vida:Confira artigo do presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.
Entrevista
Trazendo mais dinheiro de fora:Para João Paulo Kleinübing, presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a harmonia entre os três governadores dos estados do Sul se reflete no momento vivido pelo banco, com volume recorde de financiamentos e foco em atividades que vão além do crédito, como a estruturação de PPPs para municípios.
Indústria
Empreendedorismo em série:Nos anos 1970 e 1980 a agroindústria ganhou escala no Oeste e passou a demandar produtos e serviços crescentemente. Com a oportunidade aberta, o espírito empreendedor presente na região ergueu um dos maiores polos de produção de embalagens para alimentos da América Latina.
Desenvolvimento
Um estado fora da curva:O Censo mostrou que Santa Catarina cresceu muito acima da média do Brasil, recebendo 1,2 milhão de novos habitantes desde 2010. Dados compilados pelo Observatório FIESC apontam as causas. No período o emprego na indústria cresceu em Santa Catarina, mas estagnou no Brasil. O Estado mantém há anos a menor taxa de desocupação e o PIB cresce quatro vezes mais do que a média nacional.
Indústria puxa o crescimento:Emprego no setor estagnou no Brasil mas cresceu em Santa Catarina, o que demandou trabalhadores de outras regiões e estimulou o aumento populacional.
Santa Catarina de braços abertos:Com oferta de empregos e qualidade de vida o Estado é um dos locais mais acolhedores do Brasil, tanto para brasileiros quanto para imigrantes.
Água
Se não cuidar, vai colapsar:Em Santa Catarina chove demais, mas também há estiagens prolongadas, situações que causam desastres. O suprimento de água já está no limite e o Estado é um dos mais atrasados no tratamento de esgoto. Ao mesmo tempo a população cresce e o setor produtivo aumenta a demanda. Diante deste quadro a FIESC criou a Agenda Catarinense da Água, para unir forças em torno de soluções para os desafios.
É preciso limpar o terreno:Estado tem baixa cobertura de tratamento de esgoto e precisa andar rápido – e investir alto – para cumprir as metas de universalização.
Enchentes e estiagens castigam o Estado:Mudanças climáticas tornam eventos cada vez mais severos, e soluções passam por planejamento, infraestrutura, gestão e proteção ambiental.
Cada vez mais enxutas:Indústrias investem na redução do uso e reutilização de água em seus processos, além de segurança hídrica nas comunidades em que atuam.
Negócios
Expertise catarinense nos EUA:Com vocação internacional desde a concepção, a Portobello começa a produzir revestimentos cerâmicos nos Estados Unidos com uma unidade própria e construída do zero, com tecnologia e expertise desenvolvidas ao longo de décadas em Santa Catarina.
Inovação
Em busca dos melhores ventos:Em sua trajetória para se tornar um player em energias renováveis, a Petrobras desenvolve projeto em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados para avaliar remotamente os locais no oceano com ventos e outras condições propícias para a geração de energia.
Perfil
Pés no chão, cabeça nas nuvens:Francisco Graciola, o construtor dos prédios mais altos do Brasil, é filho de agricultores. Foi barbeiro e dono de lanchonete antes de construir o primeiro prédio em Blumenau, com apenas quatro andares. Vislumbrou o potencial para a construção civil em Balneário Camboriú e lá fundou a FG Empreendimentos.
Bem-estar
Um excelente negócio, em essências:Paga-se bem por produtos como cosméticos e óleos essenciais com apelo ambiental, ético e vegano, o que movimenta o mercado de bem-estar. Maior empresa global do setor, a doTerra constrói uma fábrica em Joinville para aproveitar o potencial dos portos catarinenses, por onde vai importar óleos essenciais do mundo inteiro.
Artigo
O protagonismo do gás natural na transição energética:Por Otmar Josef Müller, diretor-presidente da SCGÁS.