Carta do Presidente
A indústria já é forte, mas pode ir além: Confira artigo do presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.
Entrevista
Isolamento eleva o Custo Brasil: Lucas Ferraz, secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia, explica como o País pode ampliar a inserção internacional ao mesmo tempo que reduz o Custo Brasil, garantindo a competitividade da indústria nos mercados interno e externo.
Dossiê Infraestrutura
Nossas fábricas querem gás: Instalação do TGS, terminal de armazenamento e regaseificação de gás natural na Baía da Babitonga, muda completamente o cenário para o combustível no Estado. Além disso, suprimentos adicionais na rede atual e nova legislação para o setor deverão garantir ampla oferta e até redução de preços para o gás industrial no futuro.
Desenvolvimento
Cabe mais indústria no PIB: Quais são os fatores geradores de novas indústrias? Ao reconhecê-los e propor um planejamento de médio e longo prazo para Santa Catarina, além de oferecer suporte para o crescimento setorial, a FIESC busca atingir o objetivo da nova gestão que se inicia em agosto: tornar Santa Catarina o estado mais industrializado do País.
Indústria
Terreno fértil para a madeira: Setor de base florestal está entre os que recebem os maiores investimentos de Santa Catarina, em novas fábricas de MDF e madeira serrada. O Estado é grande produtor de madeira de reflorestamento, mas é preciso organizar melhor o segmento para que não falte matéria-prima mais à frente.
Perfil
Protagonista da revolução verde: Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS, a maior produtora mundial de proteínas, é catarinense de Ipumirim, cidade desmembrada de Concórdia. Ali mesmo, perto de casa, ele foi de estagiário a presidente da Sadia, empresa então sediada na cidade. Na JBS, ele comanda um complexo de 31 unidades e 20 mil funcionários em Santa Catarina.
Segurança
A indústria sobe a régua: Revisão da NR 1 traz requisitos gerais para o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais nas fábricas. A elaboração – e o cumprimento – de sistemas para o gerenciamento com ferramentas de melhoria contínua tornará o trabalho mais seguro e as empresas mais eficientes e lucrativas.
Inovação
Boas para viver e fazer negócios: Pode não parecer à primeira vista, mas o conceito de cidades inteligentes tem tudo a ver com a indústria. Além de demandar soluções inovadoras de alto valor agregado em Inteligência Artificial, Big Data e Indústria 4.0, as Smart Cities são boas para se viver, o que vai atrair o melhor capital humano para a condução dos negócios.
Artigo
Uma dívida histórica com Santa Catarina. Prejuízo para todo o Brasil: Dário Berger, senador da República e presidente da Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado.