Confira artigo do presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

Presidente da FIESC Mario Cezar de Aguiar

Para o novo mandato que se inicia em agosto, a diretoria da FIESC definiu o objetivo de trabalhar para aumentar ainda mais a densidade industrial de Santa Catarina, que já é um destaque no setor. A avaliação é que podemos nos tornar, nos próximos três anos, o Estado mais industrializado do Brasil, ou seja, aquele com maior participação do setor secundário na formação do PIB.

Além de representar o setor e prestar serviços para a indústria, a FIESC é uma entidade comprometida com o desenvolvimento social e econômico de Santa Catarina. É sabido que a indústria funciona como um motor de popa para o desenvolvimento, pois contribui para o aumento da produtividade, que é o principal fator de crescimento. O setor requer aplicações maciças de capital, constante qualificação dos trabalhadores, investimentos em inovação e desenvolvimento tecnológico. Também se relaciona fortemente com fornecedores de suprimentos e serviços especializados, como engenharia, tecnologia e logística, contribuindo para o dinamismo da economia.

Santa Catarina possui um tecido industrial denso e diversificado, presente em todo o território, fato que é relacionado aos altos índices de desenvolvimento social. Mas podemos ir ainda mais além, atraindo novos investimentos e proporcionando ambiente para o crescimento das indústrias já instaladas. Sem esquecer de trabalhar para manter a competitividade de setores como a agroindústria, que é ameaçada pela dificuldade na obtenção de insumos.

Acreditamos que tudo isso é possível, e atuamos com persistência na dimensão da articulação institucional para alinhar interesses e construir um planejamento de médio e longo prazo para o Estado. Também ajudamos a indústria a inovar, por meio dos Institutos de Inovação e Tecnologia e incrementando a networking do ecossistema empresarial do Estado. Ao se reinventar, a indústria demanda pessoas com novos conhecimentos. Nós as preparamos por meio de um grande projeto educacional, além de atuarmos na esfera da saúde e segurança dos trabalhadores.

O conteúdo desta revista reflete oportunidades, anseios, êxitos e desafios da indústria catarinense relacionados à nossa missão de torná-la ainda maior e mais forte, sem jamais perder de vista que esta é uma contínua conquista dos empreendedores, autênticos agentes do desenvolvimento.

Mario Cezar de Aguiar - Presidente da FIESC

Inscreva-se e receba semanalmente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina