Carta do Presidente
O Grande Oeste é maior do que se imagina: Confira artigo do presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.
Entrevista
Estado deve ser animador da indústria: Jorginho Mello, governador de Santa Catarina, avalia os desafios e oportunidades do Estado diante das transformações ambientais, tecnológicas e geopolíticas, demonstra disposição para parcerias com o setor privado e revela planos para infraestrutura, educação e tributos.
Inovação
O mercado foi para o espaço: A indústria espacial mudou de formato com a presença cada vez mais intensa do setor privado. Neste novo mercado, o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados destaca-se como parceiro para o desenvolvimento e a exploração de serviços de satélites de alta performance que são do tamanho de caixas de sapato
Educação
Na prática, a teoria é mais proveitosa: O centro universitário UniSENAI almeja formar engenheiros e tecnólogos capazes de entender as demandas e oferecer soluções para a indústria. Por isso seus cursos são customizados, construídos em parceria estreita com empresas e entidades empresariais, e em alguns casos parte da carga horária é cumprida dentro de indústrias.
Perfil
Café - uma tradição que se renova: Micheli Poli Silva se viu diante do desafio de reinventar um negócio familiar de mais de 80 anos que começou com lavouras e torrefação de café no Vale do Rio Tijucas. A reconfiguração passou pela aquisição da marca Café Jurerê e um investimento alto em inovação, que resultou em novos formatos e apresentações do produto.
-
Muito mais do que aves e suínos: Indústria avança no Oeste com diversificação setorial, mas o desenvolvimento regional é prejudicado pela deficiência da infraestrutura logística.
-
Tecnologia ao alcance das mãos: A região tem alta densidade de CNPJs em relação à população e o número de indústrias cresceu quase 30% nos últimos 10 anos, com destaque para os setores de máquinas e equipamentos, materiais elétricos, metalmecânica, construção, móveis e produtos de madeira, além de tecnologia.
-
Indústria de alimentos rege a economia: A agroindústria criou na região um enclave de excelência e adensamento produtivo que conquistou amplo acesso a mercados em todo o mundo. O sistema se destaca pelas parcerias entre indústria e produtores rurais e a presença dos maiores players globais da cadeia produtiva de aves e suínos.
-
Infraestrutura - situação de abandono: O Oeste não possui ferrovias e a malha rodoviária está defasada em 30 anos. Ela precisa ser urgentemente ampliada, mas nem o que já existe tem manutenção adequada. Única obra relevante é a modernização de um trecho da BR-163, que corre o risco de parar por falta de recursos.
-
A nova fronteira do malte: Desde 2015 a região vive um boom de cervejarias e as cinco maiores produzem, juntas, a considerável quantidade de 2,5 milhões de litros por mês. Elas também oferecem diversidade e qualidade, o que tem garantido premiações em concursos nacionais para vários fabricantes.
Artigo
Novos consumidores, novos produtos, muito mais inovações: André Odebrecht, presidente da Cassava S/A.