Novos consumidores, novos produtos, muito mais inovações

André Odebrecht, presidente da Cassava S/A.

André Odebrecht: “Não podemos nos limitar a atender a especificações predeterminadas, mas sim buscar soluções com características disruptivas, com atributos inéditos que possam atender novos consumidores” - Foto: Filipe Scotti

As transformações que marcaram a evolução da humanidade nos últimos 10 mil anos foram resultado da constante reinvenção do dia a dia, ou seja, de inovações. O processo envolve a absorção de conhecimentos e culturas anteriormente validados para, a partir disso, buscar performance superior ao se pensar e agir de forma diferente, colocando as ideias inovadoras em prática.

O mesmo vale para a indústria. A inovação é o motor da evolução industrial e só ela é capaz de garantir a sustentabilidade e a perenidade dos negócios. Nossas grandes concorrências nunca foram empresas ou produtos similares, mas sim as constantes transições dos mercados. São elas que definitivamente eliminam o futuro das empresas. Vantagens competitivas são constantemente criadas, corroídas, destruídas e recriadas. A importância da inovação para a indústria é sua própria sobrevivência!

A Cassava S/A, empresa com 69 anos de história, convive com processos de inovação constantes e contínuos, centrados nas pessoas e tendo como aliada a tecnologia, pois é o espírito curioso que desenvolve a inovação constante.

Como fornecedores de insumos industriais, somos provocados a criar novas tendências para o mercado. Não podemos nos limitar a simplesmente atender a especificações predeterminadas, mas de forma proativa devemos buscar soluções com características disruptivas, com atributos inéditos que possam atender novos consumidores.

Além de seguir nossos parceiros industriais em busca de ingredientes inteligentes, com base em produtos originados nas raízes de mandioca, e assim criar sinergias vencedoras, passamos a desenvolver receitas e propostas para uma alimentação saudável e inovadora, buscando estar próximos das tendências atuais.

Deixamos de ser apenas uma empresa que produz amidos ou farinhas de mandioca, produtos commodities, para ser uma companhia que busca soluções de maior valor agregado voltadas aos novos hábitos de consumo mundial, incorporando conceitos como saudabilidade, gluten free e GMO free (livre de transgênicos), mantendo características “clean label”, ou seja, produtos naturais, sem aditivos.

Criamos o Cassava Innovation Center, e com isso novas marcas como a You-ka!, que incorpora todas as propostas acima descritas. Além de desenvolver novos produtos e aplicações a cada dia, buscamos prever tendências e gerar oportunidades.

Por outro lado, ao rever modelos de negócios é fundamental manter a cultura e os valores históricos para preservar a identidade da empresa. Nossa proposta “make the old new again” é uma provocação que adotamos como meta para nossas equipes. Foi dessa forma que nos últimos anos transformamos produtos, processos e conceitos em novas oportunidades ao mercado e aos consumidores. Desde 1954 a Cassava S/A age desta maneira.