Carta do Presidente
Para tornar o crescimento sustentável: Confira artigo do presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.
Entrevista
Tirando leite de pedra: A deputada federal Angela Amin (PP-SC), coordenadora do Fórum Parlamentar Catarinense, relata as dificuldades históricas de Santa Catarina para a obtenção de apoio do Governo Federal.
Internacionalização
De malas prontas para os EUA: Crescem as exportações catarinenses para os Estados Unidos, o mercado mais cobiçado do planeta. A disposição do país em reduzir a dependência de fornecedores chineses abre oportunidade para Santa Catarina ser uma alternativa para o suprimento.
Inovação
A logística em um novo patamar: Como uma startup, uma aceleradora e o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados uniram competências para solucionar um desafio tecnológico da Whirlpool, criando em poucos meses um sistema para integrar a logística da empresa e melhorar a experiência dos consumidores.
Educação
Máquinas antigas, cabeças novas: Diante da necessidade de formar pessoas para a transformação digital da indústria, o SENAI/SC desenvolve diversas ações envolvendo professores, alunos e instituições parceiras. Uma das frentes é preparar técnicos para instalar sensores em máquinas antigas e conectá-las a plataformas de monitoramento em nuvem.
Dossiê Infraestrutura
Como botar as estradas nos eixos: Responsáveis por 68% da matriz estadual de transportes, as rodovias catarinenses estão em frangalhos. Por meio da campanha SC Não Pode Parar, a FIESC mobiliza a sociedade para pressionar por soluções e, ao mesmo tempo, apresenta propostas para resolver ou ao menos tornar mais seguros os principais gargalos logísticos do Estado.
-
Muitos nós para desatar: Elevado crescimento no entorno do Eixo Litorâneo saturou a BR-101. Soluções passam por viabilizar uma série de obras não contempladas no contrato de concessão e integrar outros modais logísticos.
Perfil
O design elegante que conquistou o mundo: Cláudio Frank tinha uma fábrica convencional de móveis com os irmãos, mas deu uma guinada nos negócios quando apostou no design como diferencial. O resultado é a Sollos, com sede em Princesa, hoje reconhecida no mundo todo pelo estilo de suas criações.
Agroindústria
Novas fronteiras para os lácteos: Produção de leite é a atividade agropecuária que mais cresce em Santa Catarina, o que tornou o Estado o quarto maior produtor nacional. A abundância, porém, pode se transformar em problema de excesso de oferta, e desafio da indústria de lácteos é conquistar novos mercados no exterior.
Mercado
Briga de cachorro grande: A demanda crescente de alimentos para pets atrai gigantes da agroindústria, a exemplo da Nestlé Purina, que investe R$ 1 bilhão em fábrica em Santa Catarina. Mas o aumento da população de animais domésticos também oferece oportunidades para pequenos empreendedores de outros segmentos.
Artigo
Devemos nos manter confiantes: Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria.