Publicação
33ª Edição
Período
Março/2024
Contato
imprensa@fiesc.com.br
Carta do Presidente
Capital humano - base da nova indústria:Confira artigo do presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.
Entrevista
O desafio de engajar as novas gerações:Definidor dos principais conceitos envolvendo o universo das famílias empresárias, John Davis enxerga importantes modificações nos processos sucessórios em empresas familiares. Há falta de interesse de jovens em negócios tradicionais e reação dos mais velhos – que hoje vivem mais e melhor – para entregar o poder.
Inovação
Um olhar inteligente sobre o agronegócio:A visão computacional é um campo da inteligência artificial que permite a computadores interpretar imagens. O Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados desenvolve diversos projetos nesta linha, como o que processa imagens de satélites para obter informações detalhadas sobre a produção agrícola.
Vitivinicultura
A complexidade do vinho catarinense:Com produtos qualificados e produção pequena, vinhos de altitude de Santa Catarina se posicionam no mercado de alto padrão, mas é preciso vender mais. Vinícolas investem no enoturismo para atrair clientes ao mesmo tempo que procuram elevar a produtividade no campo e na indústria.
Competitividade em foco:Fórmulas encontradas pelas vinícolas para ganhar mercado envolvem marketing, redução de custos e aumento de produtividade no campo e na indústria.
Híbridas ganham terreno:Associando a qualidade das uvas viníferas à resistência das americanas, novas variedades ampliam as possibilidades do setor em Santa Catarina.
Energia
Conta mais baixa e serviços melhores:Cerca de 12 mil empresas de pequeno porte de Santa Catarina poderão migrar para o mercado livre de energia, que até o final do ano passado era acessível somente para os grandes consumidores. Com isso espera-se redução significativa nos custos de setores como o de panificação.
Capital Humano
Multiplicação de resultados na educação:A indústria passa por profundas transformações tecnológicas e energéticas e depende de pessoas capacitadas para conduzir as mudanças. O baixo nível de aprendizado de matemática é uma das barreiras para formar essas pessoas. Por isso a FIESC propõe revolucionar o ensino da disciplina com projetos como a Escola SESI de Joinville.
Elo entre passado e futuro:Escola SESI de Referência construída junto ao centenário Moinho Joinville está formando as pessoas que conduzirão a transformação digital da indústria.
Perfil
Empreendedor de múltiplas perspectivas:Udo Döhler é dono de uma trajetória singular. Empreendedor visionário, multiplicou o tamanho da centenária empresa familiar e prepara um novo salto. Líder associativista e ativista social, contribuiu de várias formas para a sua cidade, Joinville, onde foi prefeito por dois mandatos.
Gestão
Alerta de chuvas e trovoadas:Em tempos de mudanças climáticas, as indústrias precisam se antecipar aos impactos. O Guia Indústria Resiliente, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria e a FIESC, auxilia empresas a elaborar planos de adaptação aproveitando sistemas de gestão já implementados, como as normas ISSO.
Cristais
Sopro de luxo em Pomerode:Como é a produção artesanal na Strauss, em Pomerode, de onde saem cerca de 1,5 mil peças de cristal puro por dia. Em breve a linha de produção poderá ser observada por turistas graças à construção de uma loja conceito da Oxford, proprietária da marca, em anexo à fábrica.
Artigo
Políticas de inovação e o desenvolvimento industrial em SC:Por Marcelo Fett, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação.