Políticas de inovação e o desenvolvimento industrial em SC

Por Marcelo Fett, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Marcelo Fett: “Ao promover um ambiente propício à inovação estimulando a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias, o Estado contribui para a criação de um ecossistema favorável, capaz de gerar soluções criativas e avanços tecnológicos” - Foto: Divulgação

A inovação é um dos fatores que integra o ranking da competitividade. Além de oferecer insights valiosos, esta classificação pode influenciar decisões estratégicas de investimento por parte de empresas e governos, impactando diretamente o desenvolvimento econômico, social e industrial do Estado.

O Estado tem na indústria o seu grande vetor de desenvolvimento e a inovação é o motor do processo de neoindustrialização, uma vez que envolve a introdução e aplicação de novas ideias, tecnologias e processos para melhorar a produção industrial.

Ao promover um ambiente propício à inovação estimulando a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias, bem como parcerias entre universidades, centros de pesquisa e empresas, o Estado contribui para a criação de um ecossistema favorável, capaz de gerar soluções criativas e avanços tecnológicos.

Na Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação buscamos aproximação com o setor produtivo, que nos auxilia na proposição de ações que vão ao encontro das necessidades do setor. A modernização do Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec), apresentada em 2023 na FIESC pelo governador Jorginho Mello, trouxe atualizações criadas pelas secretarias da Ciência, Tecnologia e Inovação, Fazenda e da Indústria, Comércio e Serviços, contribuindo com este propósito.

A proposta está alinhada com a estratégia de neoindustrialização, abrangendo investimentos em inovação aberta, formação de capital humano, telecomunicações e conectividade, internet das coisas e inteligência artificial. O desenvolvimento econômico e social catarinense ganha um novo marco.

Sem incentivo e inovação não há crescimento, aumento da produtividade e da competitividade. Políticas de inovação bem-sucedidas trazem benefícios tangíveis, como por exemplo a concessão de subsídios diretos para pesquisa e desenvolvimento (P&D), financiamento do empreendedorismo, e fomentam a formação de mão de obra qualificada, atraindo talentos e investimentos para o Estado. Está em fase de finalização na nossa secretaria um programa que dará oportunidades para crianças e adolescentes aprenderem sobre tecnologia e vislumbrarem possibilidades de carreira nesta área que tem uma das melhores faixas salariais do País.

Através da implementação efetiva de políticas de inovação, Santa Catarina tem a oportunidade não apenas de fortalecer sua base industrial, mas também de criar um ambiente propício para o surgimento de soluções inovadoras que impactarão positivamente a economia do Estado e a qualidade de vida da população.