Inovação como diferencial competitivo

Lainor Driessen

Presidente da Divisão de Commercial Appliances da Nidec Global Appliance

"Mais do que desenvolver produtos disruptivos, a inovação precisa responder às necessidades atuais e futuras das empresas e do mercado."

Lainor Driessen

Quando pensamos em inovação normalmente as palavras criação e novidade vêm à mente. No entanto, mais do que desenvolver produtos disruptivos, a inovação precisa responder às necessidades atuais e futuras das empresas e do mercado. Para a Nidec Global Appliance, detentora da marca Embraco, inovar é o caminho para entregar soluções que melhorem o bem-estar das pessoas. É com este propósito que servimos globalmente as indústrias de eletrodomésticos, equipamentos de refrigeração comercial e condicionamento de ar.

Nossa história com inovação começou décadas atrás. Com o intuito de substituir a importação de compressores para o mercado brasileiro de refrigeração residencial, em 1971 foi fundada a Embraco. Já no início dos anos 2000, era não somente a maior empresa do seu segmento como também a líder em tecnologia, expandindo sua atuação para equipamentos de refrigeração comercial presentes em supermercados, lojas de conveniência, padarias, restaurantes, laboratórios e hospitais.

Desde 2019, quando foi adquirida pelo conglomerado global Nidec, o nome Embraco passou a ser uma marca do portfólio da Nidec Global Appliance, uma divisão que, além de soluções para refrigeração, também produz motores e soluções para lavadoras de louça, máquinas de lavar e secar roupas, além de sistemas para condicionadores de ar e ventilação.

Hoje, considerando todas as nossas frentes de atuação, contamos com mais de 600 engenheiros, trabalhando em cerca de 50 laboratórios, distribuídos em centros de pesquisa e desenvolvimento em nove países. Ao todo, são mais de 1.500 patentes vigentes, orientadas para que o desenvolvimento dos nossos produtos seja capaz de antecipar tendências de mercado voltadas para eficiência energética, baixo ruído e miniaturização. Ao mesmo tempo, nossos processos internos acompanham este movimento de vanguarda por meio de investimentos para garantir excelência e produtividade das nossas pessoas e dos processos de manufatura.

Vale ressaltar também que nossa capacidade em continuamente melhorar as plataformas de produto e processos de manufatura é solidamente alicerçada em parcerias com universidades e institutos de pesquisa no mundo todo, sendo a mais importante com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde mantemos um sólido e profícuo programa de pesquisa por cerca de 40 anos. Essas parcerias agilizam e aceleram o acesso a fontes de conhecimento qualificadas e diversificadas, abrindo caminhos para a inovação acontecer desde os princípios básicos, passando pela formulação de conceitos até chegar à prototipagem, à operacionalização e comercialização das nossas soluções.

É neste contexto, marcado por constantes mudanças e profundas transformações das necessidades do mercado, que mantemos o nosso foco em aliar conhecimento à geração e à percepção de valor. É aí que nossa abordagem em inovação ganha força como diferencial competitivo, pois está refletida na reputação de nossas marcas, nos atributos dos nossos produtos e na relação de confiança com nossos clientes.