Publicação
31ª Edição
Período
Julho/2023
Contato
imprensa@fiesc.com.br
Carta do Presidente
Ajustes para aproveitar as oportunidades:Confira artigo do presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.
Entrevista
O alto custo da ineficiência:Rankings internacionais de competitividade colocam o Brasil nas últimas posições. Uma das causas é o gasto ineficaz do setor público, diz o industrial Carlos Rodolfo Schneider, especialista no tema. Ao arrecadar muito e gastar mal o Governo prejudica o empreendedorismo e presta serviços ruins.
Saúde
Fábricas de acolhimento:Uma a cada cinco pessoas ocupadas no Brasil sofre de transtornos mentais, o que as faz perder uma média de 51 dias de trabalho saudável por ano. Empresas buscam enfrentar o grave problema com a implantação de programas de promoção de saúde mental nas fábricas.
Inovação
O rastreador de genes:O Projeto Gene, uma parceria entre a BiomeHub e o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, permite diagnosticar precocemente duas doenças genéticas degenerativas: a Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) e a Atrofia Muscular Espinhal (AME), diminuindo o sofrimento dos pacientes
Indústria
O mundo dá voltas, mais uma vez:Após décadas de ascensão industrial asiática, percepção de risco e geopolítica deslocam cadeias globais de valor, favorecendo fornecedores mais próximos e confiáveis em relação ao Ocidente. É uma oportunidade para Santa Catarina, mas o sucesso depende de ambiente de negócios favorável à atração de investimentos e ganhos de competitividade.
Redução de riscos geopolíticos:Nidec Global Appliance, dona da Embraco, relocaliza fornecedores e a própria produção ao redor do mundo.
Investir no lugar certo:Proposta da CNI para retomada do setor foca em megatendências globais.
Economia verde
Uma nova indústria está nascendo:Descarbonização é megatendência global capaz de ancorar um ciclo de avanços para a indústria. O País tem diversas vantagens na produção de energia verde e também para a própria redução de emissões. Entraves passam por definição de políticas como regulamentação do mercado de créditos de carbono.
Mundo quer menos carbono e mais energia:Para isso não bastam fontes alternativas, também é preciso eficiência energética.
Perfil
Conexão entre passado e futuro:Felipe Hansen é neto e filho de dois ícones da indústria brasileira, João e Cau Hansen. À frente do grupo controlador da Tigre, que tem 24 fábricas em 10 países, Felipe firmou parceria bilionária com fundo internacional e quer seguir crescendo com a expansão do mercado de saneamento do Brasil.
Inclusão
O trabalho é a melhor saída:Ressocialização de presos por meio do trabalho em unidades industriais erguidas dentro de penitenciárias cresce em Santa Catarina, proporcionando renda e redução de penas para os participantes. Uma nova legislação, entretanto, impõe mais exigências e custos para empresas.
Capacitação para a vida:Educação também é instrumento de reabilitação e abre oportunidades.
Pesca
Camarões das profundezas:A saga do Cordeiro de Deus, um barco especializado na captura e processamento a bordo dos valorizados camarões-carabineiros, pescados em profundidades de até 1 mil metros. A embarcação foi construída em plena pandemia, com elevação de custos, e correu o risco de nem sair do estaleiro.
Artigo
Economia verde é aposta certa para o Brasil:Paulo Hartung, economista, presidente executivo da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), membro do Conselho Consultivo do RenovaBR e ex-governador do Estado do Espírito Santo.