Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Revista Indústria e Competitividade destaca planejamento para projetar retomada

Edição de abril traz ainda reportagens especiais sobre os setores de alimentos e de plásticos, sobre as mudanças gerenciais adotadas pela indústria em função do aumento da idade média de seus trabalhadores e sobre a implementação de tecnologias de indústria 4.0

A crise econômica causada pelo combate ao novo coronavírus é inescapável, mas a situação pode ser gerenciada com o objetivo de reduzir os impactos e possibilitar uma retomada forte à frente. Esta é a proposta da FIESC para o enfrentamento da crise e o tema da reportagem de capa da revista Indústria & Competitividade de abril, que pode ser acessada pelo site da FIESC.

A estratégia passa pela criação de uma “economia de crise”, com indústrias se engajando no esforço de combate à doença, e pela retomada gradual das atividades, baseadas em protocolos seguros. Ao mesmo tempo é elaborado um plano de retomada, que envolve os setores privado e público para viabilizar investimentos em infraestrutura, por exemplo. “A condição a que chegaremos ao final desta guerra depende muito das atitudes que tomarmos no início”, diz Mario Cezar de Aguiar, presidente da FIESC

A retomada também depende da continuidade da agenda de reformas estruturais que vinha sendo desenvolvida pelos poderes Legislativo e Executivo. A reforma tributária, tema de reportagem da revista, é fundamental para que a indústria possa se reerguer – atualmente é o setor que mais paga impostos no Brasil, o que limita a sua competitividade internacional. De acordo com o economista Bernard Appy, autor do projeto de reforma em análise pela Câmara dos Deputados, a nova legislação terá o poder de acrescentar dez pontos percentuais ao PIB brasileiro nos próximos anos.

A revista traz ainda reportagens especiais sobre os setores de alimentos e de plásticos, sobre a implementação de tecnologias de indústria 4.0 na Tecnoblu, de Blumenau, e um perfil do presidente da Tupy, Fernando de Rizzo. Outra reportagem aborda as mudanças gerenciais adotadas pela indústria em função do aumento da idade média de seus trabalhadores. O aniversário de 70 anos da FIESC é registrado em uma matéria que sublinha o poder de superação de dificuldades da indústria catarinense desde os seus primórdios, no século 19, e o papel da FIESC no apoio direto ao setor e na construção de um ambiente favorável aos negócios em Santa Catarina desde 1950. 

:::: Confira gratuitamente a edição da revista Indústria e Competitividade.

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn