Publicação
34ª Edição
Período
Julho/2024
Contato
imprensa@fiesc.com.br
Carta do Presidente
Boas perspectivas, grandes desafios:Confira artigo do presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.
Entrevista
Ideologia não, interesse nacional sim:O economista Marcos Troyjo vê grandes oportunidades para Santa Catarina no atual cenário geopolítico, marcado pela “geossegurança”. A diversidade econômica do Estado e a elevada industrialização o posicionam como um potencial beneficiário, mas para atrair investimentos e abrir mercados é crucial promover suas capacidades globalmente.
Indústria Automotiva
Um mar de oportunidades:Com uma cadeia produtiva robusta, Santa Catarina pode tirar proveito da safra de investimentos de R$ 100 bilhões anunciados por montadoras de veículos no Brasil. Com a criação de novas plataformas e o retrofit de modelos, novas oportunidades de fornecimento e projetos de inovação estão sendo gerados.
Energia
Reduzindo a pressão:Indústrias catarinenses esperam uma queda maior nos preços do gás natural, que já diminuíram 28% em 2023, para recuperar competitividade. A SCGás e a FIESC buscam renegociar contratos, enquanto a operação do Terminal Gás Sul deve ampliar a oferta e segurança no fornecimento.
Inovação
Nasce um novo negócio de energia limpa:O programa Biogás SC, do Hub de Descarbonização FIESC, almeja converter 100% dos dejetos suínos gerados no Estado em biogás. A iniciativa envolve diversos setores para tornar a atividade atraente e rentável, e uma plataforma de gestão criará planos de negócios personalizados.
Negócios
Supersafra de inovações para o campo:A GTS do Brasil, de Lages, fabricante das maiores plataformas para colheita de grãos do mercado, tem ajudado a elevar a produtividade das lavouras brasileiras com propostas inovadoras e um portfólio de mais de 20 mil modelos.
Base Florestal
Portas abertas para o futuro:Santa Catarina tem um dos maiores maciços florestais de pinus do mundo e avança na industrialização da madeira com investimentos em tecnologia, capital humano, meio ambiente e novas fábricas. O Estado já é o maior exportador de portas e móveis de madeira maciça do País e quer ampliar sua participação no mercado externo.
Negócios bem empacotados:Indústrias de embalagens de papel e papelão aproveitam a sustentabilidade dos processos produtivos para ganhar mercado e obter melhores opções de financiamento.
Perfil
Cooperativismo de resultados:Neivor Canton, presidente da Aurora Coop, trilhou uma trajetória inspiradora desde seu nascimento em uma comunidade remota até liderar o terceiro maior conglomerado agroindustrial brasileiro de proteína animal.
Portos
Itajaí de volta à carga:Após ficar mais de um ano sem movimentar contêineres o Porto de Itajaí retoma atividade sob gestão da JBS. Porém, o contrato de concessão de longo prazo deverá ser assinado somente no ano que vem, e são necessários investimentos urgentes para garantir a competitividade do complexo.
Pescados
O caviar da tainha:A Caviar Brasil, sediada em Itajaí, produz a bottarga, uma iguaria feita de ovas de peixe desidratadas com sal, conhecida principalmente nos países mediterrâneos e na Ásia. A tainha é o peixe mais usado no preparo, e com a escassez da espécie na Europa o Brasil se tornou fornecedor.
Artigo
Impactos das mudanças climáticas no setor produtivo de Santa Catarina:Por José Lourival Magri, presidente da Câmara de Meio Ambiente e Sustentabilidade da FIESC.