Gestão 1992 - 1999
Osvaldo Moreira Douat

Natural de Joinville, Douat assumiu os negócios da família após carreira de oito anos no Banco do Brasil. Tornou-se uma liderança empresarial ao assumir o comando da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) por dois mandatos. À frente da FIESC, conduziu a indústria catarinense em meio a um novo contexto de internacionalização, diante da abertura comercial dos anos 1990, auge da globalização, que afetou diversos setores industriais.
Douat reforçou os vínculos da indústria catarinense com o mercado global, sendo hábil na promoção dos produtos do Estado no exterior. Promoveu missões empresariais e criou o Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIESC, para detectar oportunidades e oferecer serviços de apoio à internacionalização. Sua gestão também focou em novas tecnologias e sustentabilidade, com a criação do Programa de Qualidade Ambiental na Indústria Catarinense, em parceria com a UFSC.
Douat também foi vice-presidente da CNI e do Conselho de Integração Internacional da entidade, fundador da Coalizão Empresarial Brasileira, membro do Conselho Superior da Câmara Brasil-Alemanha, representante empresarial na Comissão Mista Brasil-Alemanha e representante da CNI na Comissão da ALCA, dentre outras participações. Também presidiu a Celesc e o Conselho Deliberativo do Sebrae-SC.
1992
- Criação do Centro Internacional de Negócios (CIN)
- Primeira missão empresarial da FIESC, para a feira de Hannover, na Alemanha
1994
- IEL/SC cria o Softpolis – Laboratório de Desenvolvimento de Software
1997
- SENAI/SC passa a atuar no ensino superior formando tecnólogos
1998
- Inaugurado o Micro Distrito Industrial de Base Tecnológica de Joinville (Midiville), incubadora da FIESC
