Gestão 1999 - 2005
José Fernando Xavier Faraco

Engenheiro de Telecomunicações natural de Florianópolis, a trajetória de Faraco se destaca pelo empreendedorismo e pela contribuição ao setor tecnológico de Santa Catarina. Além de estruturar os setores de teleprocessamento do BESC, Celesc, Casan e Assembleia Legislativa, em 1977 cofundou a Dígitro Tecnologia, uma das primeiras empresas de base tecnológica de Florianópolis, que se tornou referência nacional no desenvolvimento de soluções em telecomunicações e segurança.
Demonstrando visão estratégica, Faraco foi um dos fundadores e o primeiro presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) em 1986. Sob sua liderança, a Acate consolidou a base empresarial dos setores de informática e telecomunicações no Estado, fomentando o crescimento de novos negócios e fortalecendo o ecossistema de inovação regional.
À frente da FIESC, promoveu a modernização da indústria catarinense. Sua gestão foi marcada pela ênfase na adoção de tecnologias avançadas, inovação e pesquisa e desenvolvimento, visando aumentar a competitividade das indústrias locais e integrá-las às demandas do mercado global. Seu legado é evidenciado pelo desenvolvimento do polo tecnológico de Florianópolis e pelo fortalecimento do setor de tecnologia em Santa Catarina.
2000
- SENAI/SC atinge a marca de 1 milhão de alunos matriculados
2001
- FIESC propõe criação do Fórum Sul de Energia, e promove uma série de ações para melhorar o aproveitamento da energia nas indústrias
2004
- Primeira missão empresarial catarinense à China, organizada pela FIESC
