Gestão 1961 - 1966

Guilherme Renaux

Guilherme Renaux foi um dos grandes nomes do setor têxtil de Santa Catarina, sendo parte da tradicional família Renaux (era filho do cônsul Carlos Renaux), pioneira na indústria têxtil brasileira. Nascido em Brusque, formou-se em agronomia no Rio de Janeiro e realizou pesquisas sobre novas linhagens de algodão que impactaram a indústria. Sua experiência no setor lhe deu uma visão estratégica sobre os desafios e oportunidades da indústria, o que o preparou para liderar importantes transformações à frente da FIESC, da qual foi um dos fundadores em 1950.

Vice-presidente na gestão Celso Ramos, Willy, como era apelidado, assumiu o comando em 1961, quando Ramos se licenciou para ocupar o Governo do Estado. Em 1962 foi eleito presidente da FIESC. Um dos marcos de sua liderança foi a interlocução da indústria com o Governo Federal e entidades nacionais, garantindo que as demandas do setor produtivo fossem ouvidas e atendidas.

Renaux também fortaleceu a indústria incentivando a criação de sindicatos em diversos setores. Criou um plano de seguros para trabalhadores que atingiu quase 100 mil segurados em 800 empresas, que serviu de referência para sistemas semelhantes em todo o País. Durante sua gestão a FIESC inaugurou sua primeira sede própria, o Palácio das Indústrias, no centro de Florianópolis. Guilherme Renaux faleceu em 1981, aos 85 anos de idade.

1963

  • Inauguração da primeira sede própria da FIESC, o Palácio das Indústrias, no centro de Florianópolis
Imagem
""
Foto: Acervo cultural FIESC

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

* indicates required

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/18, o titular do dado manifesta a concordância no tratamento dos dados pessoais fornecidos para o recebimento de boletins informativos e a FIESC compromete-se em cumprir suas obrigações referentes ao tratamento dos dados.

Acesse nossa política de privacidade para saber mais.

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn