Gestão 1950 - 1960 / 1966 - 1968

Celso Ramos

Ao se articular para criar a FIESC, Celso Ramos colocou Santa Catarina no mapa da indústria brasileira, que se desenvolvia à base de investimentos e incentivos estatais na Região Sudeste. Ao percorrer o Estado para levantar as necessidades e as ambições da indústria e posteriormente levá-las para o centro de sua gestão como governador do Estado, ele inseriu definitivamente a indústria no DNA de Santa Catarina.

Suas ações pavimentaram o terreno para Santa Catarina se tornar um dos estados mais industrializados do Brasil e líder em uma série de indicadores de qualidade de vida que são decorrentes da geração de riqueza e distribuição de renda proporcionadas pela indústria. Além da implantação do SESI e do SENAI em Santa Catarina durante sua gestão na FIESC, em seu governo foram instaladas as mais relevantes organizações financeiras, edu­cacionais, de infraestrutura e de desenvolvimento do Estado e da Região Sul.

Lageano, membro de uma família influente na política de Santa Catarina, Ramos também foi deputado estadual, superintendente da cidade de Lages, vice-governador de Santa Catarina e senador, além de dirigente do Avaí Futebol Clube nos anos 1940. Licenciou-se da presidência da FIESC para assumir o Governo do Estado em 1961, retornando à Federação em 1966, até ser eleito senador. Faleceu em 1996, aos 98 anos.

1950

  • Fundação da FIESC

1952

  • Implantação do Departamento Regional do SESI/SC

1954

  • Criação do SENAI/SC

1958

  • Realização do Seminário Socioeconômico, que norteou a política de desenvolvimento de SC com a indústria no centro da estratégia
Imagem
""
Foto: Acervo cultural FIESC

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

* indicates required

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/18, o titular do dado manifesta a concordância no tratamento dos dados pessoais fornecidos para o recebimento de boletins informativos e a FIESC compromete-se em cumprir suas obrigações referentes ao tratamento dos dados.

Acesse nossa política de privacidade para saber mais.

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn