
A IANA Tecnologia Ltda, startup sediada em Florianópolis e credenciada como Empresa Estratégica de Defesa (EED), foi selecionada para colaborar no desenvolvimento do projeto Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Críticas para o Domínio Aéreo Futuro (CET-ADS).
A iniciativa é conduzida pela Fundação Casimiro Montenegro Filho (FCMF), em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA e a Fundação CERTI, e tem como foco o desenvolvimento de tecnologias avançadas para o setor de Defesa.
Nesta nova etapa, a IANA atuará no desenvolvimento de algoritmos de Inteligência Artificial e Visão Computacional, voltados para missões de Busca e Geointeligência. A CERTI será responsável por mobilizar uma equipe multidisciplinar, unindo competências em IA, visão computacional, sistemas embarcados e defesa, atuando em sinergia com pesquisadores do ITA, e o projeto conta com suporte de subvenção da FINEP.
A colaboração entre as instituições não é inédita: em 2024, CERTI, IANA e ITA atuaram juntas no projeto Autonomous Search System, no âmbito do acordo binacional Brasil–Suécia em Aeronáutica. A reedição da parceria demonstra confiança mútua, excelência técnica e compromisso com a autonomia tecnológica nacional.
O projeto está previsto para seguir até o final de 2027 e reforça o papel da inovação no fortalecimento das capacidades estratégicas do Brasil.
Essa parceria reforça a presença da Fundação CERTI como referência nacional em inovação tecnológica aplicada à Defesa, consolidando seu protagonismo no desenvolvimento de soluções estratégicas para setores de alta complexidade.
A IANA e a CERTI são instituições parceiras do Condefesa, contribuindo com a missão de fortalecer Santa Catarina como um polo estratégico para a segurança e defesa nacionais.
Com informações de Fundação CERTI.