Florianópolis, 27.08.2025 - A criação da Alada – Empresa de Projetos Aeroespaciais do Brasil S.A., estatal vinculada à Força Aérea Brasileira (FAB), foi apresentada nesta quarta-feira (27) em reunião do Conselho da Indústria de Defesa da FIESC (Condefesa), em Florianópolis. Com capital inicial de R$ 85 milhões, a empresa terá o papel de facilitar o acesso da indústria e do mercado privado à infraestrutura e aos equipamentos já disponíveis e pertencentes à FAB, ampliando as oportunidades de interação com o setor aeroespacial brasileiro.
De acordo com o presidente da Alada, Sergio Roberto de Almeida, a estatal atuará como gerenciadora de projetos aeroespaciais, oferecendo acesso a centros de lançamentos espaciais e rastreio de equipamentos e serviços tecnológicos especializados. Entre eles, a rede de institutos e laboratórios da FAB - voltada a ensaios de vibração, aerodinâmica, compatibilidade eletromagnética e balística, com aplicações em setores como automotivo, petrolífero, bélico e da construção civil.
Para Cesar Olsen, presidente do Condefesa da FIESC, a nova estrutura é uma alternativa para integrar a indústria em um mercado global de alta tecnologia, ao mesmo tempo em que fortalece a cadeia espacial nacional.
Jurandir da Silva Gonçalves Junior, chefe da Divisão de Obtenção do Centro de Aquisições Específicas da Aeronáutica, apresentou o Centro de Aquisições Específicas da Aeronáutica e detalhou como participar dos processos licitatórios e se tornar fornecedor do órgão.

New Space
Renato Simão, coordenador de Inovação no Instituto SENAI de Inovação (ISI) em Sistemas Embarcados, falou no encontro sobre o cluster de inovação em New Space. Em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a iniciativa busca consolidar um ecossistema voltado ao desenvolvimento de tecnologias disruptivas aplicadas ao setor espacial, fortalecendo a capacidade do estado em atuar em setores de alta complexidade.
Entre as principais frentes de atuação, estão a pesquisa e a inovação em foguetes, rovers (veículos de exploração espacial projetados para se moverem pela superfície de planetas, luas ou outros corpos celestes), nanossatélites e Internet das Coisas (IoT) aplicada ao setor de economia aeroespacial. A capacitação profissional também é um eixo estratégico, com a criação de cursos técnicos, graduações e pós-graduações em engenharia aeroespacial e áreas correlatas.

Seminário Pró-Pesquisa
Os participantes da reunião conheceram ainda a programação do Seminário Pró-Pesquisa, que a FIESC sedia nos dias 17 e 18 de setembro. O evento, realizado pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército Brasileiro (DECEx), reunirá especialistas, empresas e instituições de pesquisa para debater os avanços tecnológicos e as oportunidades de cooperação em ciência, tecnologia e defesa. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site https://www.seminariopropesquisa.com.br/
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Quer acesso a mais conteúdos como esse? Assine a newsletter Indústria News e receba direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn.