A modernização das instalações militares é um desafio constante para as Forças Armadas, que enfrentam restrições orçamentárias e dificuldades na obtenção de mão-de-obra especializada para obras de construção civil. Nesse contexto, as construções modulares emergem como uma solução prática e inovadora. Recentemente, o Exército Brasileiro adquiriu seis contêineres modulares de uma empresa catarinense de Itajaí, que serão utilizados para acomodar tropas na Operação Taquari, um esforço de ajuda às regiões afetadas por enchentes no Rio Grande do Sul.
Modernização e sustentabilidade: construções modulares de contêineres fortalecem as instalações do Exército Brasileiro
O Exército Brasileiro diante da necessidade de modernizar algumas de suas instalações, as dificuldades orçamentárias e para conseguir mão-de-obra para obras de construção civil, procurava maneiras alternativas de realizar construções, ao que as modulares apareceram como alternativa.
O CONDEFESA-FIESC em sua missão de aproximar a base industrial catarinense das Forças Armadas levou uma comitiva do Exército, liderada pelo General de Exército Adhemar da Costa Machado Filho, chefe do Escritório Regional de Florianópolis do SisDIA, para conhecer as instalações da empresa que forneceu as primeiras seis construções modulares à Força.
Na ocasião, o empresário Tiago Madalozzo detalhou o processo de adaptação dos contêineres em instalações modulares, o projeto de engenharia com as possibilidades de adaptar os materiais às necessidades do Exército, como é feita a montagem e desmontagem da instalação, como é realizado o transporte e os custos do projeto.
Dentre os grandes benefícios das construções modulares estão a economia em relação à construção convencional, pois reduz o tempo de obra; a flexibilidade, na medida em que os projetos são personalizados conforme as necessidades de cada cliente; a agilidade na montagem e na entrega final; e a sustentabilidade, com o reuso dos contêineres e a redução no desperdício de materiais.
A comitiva estudou a viabilidade de adquirir esses contêineres também para as unidades militares situadas na Amazônia, que conta com condições climáticas inóspitas e dificuldades de transporte e logística. A facilidade, a personalização, a durabilidade do material e o curto tempo de entrega foram fatores que chamaram a atenção da equipe de engenharia do Exército que estava à procura de modos alternativos de construção.
No dia 18 de setembro, o Batalhão Conrado Bittencourt recebeu as seis instalações modulares, com as configurações de alojamento, depósito, refeitório e banheiro, para proporcionar melhores condições à tropa que se encontra destacada operando em apoio à população gaúcha na Operação Taquari II.
A aquisição de contêineres modulares pelo Exército Brasileiro, fornecidos por uma empresa da cidade de Itajaí - Santa Catarina, representa um avanço significativo na modernização das instalações militares e destaca o potencial e a inovação das empresas locais. O sucesso dessa parceria evidencia a capacidade da indústria catarinense em oferecer soluções eficientes e sustentáveis para desafios de grande escala. Este é um exemplo claro de como as empresas catarinenses estão fazendo a diferença e contribuindo para o fortalecimento de importantes instituições nacionais.
Interessado em saber mais sobre as oportunidades de fornecimento para os órgãos de defesa e segurança? Não perca nossos posts e faça parte do CONDEFESA-FIESC!