Publicação
Edição especial
Período
1º Semestre 2023
Contato
imprensa@fiesc.com.br
Apresentação do Presidente
Inovação - A chave para a competitividade:Neoindustrialização do Brasil passa pelos Institutos SENAI de Santa Catarina, que desenvolvem soluções alinhadas às novas tendências globais.
Introdução
A retomada da indústria no Brasil:A inovação é um dos pilares para a renovação e a expansão da indústria em sintonia com as grandes tendências globais. Os Institutos SENAI estão entre os propulsores desse processo.
Em sintonia com as novas tendências
Indústria avançada forjada a laser:Técnicas englobam a produção e o conserto de peças e componentes por meio de impressão 3D.
A tração que vem dos freios:Sistema recupera energia cinética gerada durante a desaceleração de implementos rodoviários.
Conversão para uma boa causa:Tecnologia transforma veículos comerciais leves em carros elétricos de baixo custo.
Além de carga, informação:Com aquisição e processamento de dados de implementos, sistema permite a gestão de frotas.
Transformação digital e cultural:MBI em Fundição 4.0 capacita colaboradores da Tupy e potencializa resultados.
A caçadora de gargalos:Simulação computacional de fábricas aponta o caminho para ganhos de produtividade.
Rede de Inovação para a indústria
ISI Processamento a Laser (Joinville):É o primeiro centro de processamento de metais a laser da América Latina, com pesquisas em manufatura aditiva metálica a laser, deposição metálica a laser, modificação de superfícies, tratamento térmico localizado e soldagem a laser.
ISI Sistemas de Manufatura (Joinville):Possui uma estrutura completa de laboratórios e pesquisadores para desenvolver e validar projetos de máquinas especiais, robótica não convencional e processos de manufatura.
ISI Sistemas Embarcados (Florianópolis):Produtos que englobam Transformação Digital, IoT, Indústria 4.0 e máquinas e equipamentos inteligentes por meio de desenvolvimento de software, hardware e ciência de dados.
Institutos SENAI de Tecnologia:Apoiam indústrias de todos os portes com serviços técnicos de metrologia e consultoria, e criam novos produtos e processos com base em tecnologias já existentes. Também atuam em projetos de pesquisa aplicada. Há 59 unidades especializadas no País, sendo sete em Santa Catarina: Alimentos e Bebidas (Chapecó), Ambiental (Blumenau), Cerâmica (Criciúma), Logística de Produção (Itajaí), Madeira e Mobiliário (São Bento do Sul), Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis (Jaraguá do Sul) e Têxtil, Vestuário e Design (Blumenau).