Quase metade dos móveis de madeira maciça exportados pelo Brasil é de SC

Revista da FIESC de julho destaca que Santa Catarina tem um dos maiores maciços florestais de pinus do mundo e avança na industrialização da madeira; confira outros destaques da edição que traz temas como a descarbonização da agroindústria e a criação de novas plataformas automotivas

Florianópolis, 24.07.24 - A indústria da madeira de Santa Catarina tem forte inserção internacional. Saem dos Estado mais de 70% das portas e quase metade dos móveis de madeira maciça que são exportados pelo Brasil. Ainda assim, há grande oportunidade para industrializar mais as árvores que são cultivadas em Santa Catarina. As florestas de pinus – a madeira de reflorestamento que melhor se adapta à região – somam mais de 700 mil hectares, representando o segundo maior maciço florestal da espécie. As diversas iniciativas da indústria para agregar ainda mais valor à madeira produzida no Estado são o foco da reportagem de capa da revista Indústria & Competitividade, da FIESC, de julho.

Acesse a edição completa da revista.

A edição aborda, sob diversas óticas, outros temas ligados à agroindústria. Um deles é o projeto de descarbonização em curso na cadeia produtiva de carne suína, setor em que Santa Catarina é líder nacional. A iniciativa pioneira do Hub de Descarbonização da FIESC envolve diversos atores e almeja transformar a totalidade dos dejetos suínos produzidos no Estado em Biogás em um período de 10 anos.

Reportagem sobre a fabricante de implementos agrícolas GTS do Brasil, de Lages, que fornece plataformas de colheita de milho e soja responsáveis por 30% e 10% da colheita brasileira dos grãos, respectivamente, mostra os esforços da companhia rumo a uma agricultura mais sustentável. O perfil de Neivor Canton, presidente da Aurora Coop, conta as origens humildes de uma das maiores lideranças da agroindústria brasileira e revela seus planos para triplicar o tamanho da empresa. Matéria sobre a bottarga, iguaria feita com ova de tainha, mostra o trabalho para agregação de valor ao peixe mais icônico do litoral catarinense.

Na entrevista principal da edição, o economista e diplomata Marcos Troyjo detalha as oportunidades abertas para a inserção de Santa Catarina na nova ordem geopolítica mundial, tanto como fornecedora de bens quanto como destino de investimentos estrangeiros. Reportagem sobre a indústria automotiva detalha algumas das oportunidades abertas no setor, a reboque dos altos investimentos anunciados por montadoras no País: novas plataformas estão sendo criadas, demandando soluções de fornecedores catarinenses.

Alguns dos principais desafios para a economia de Santa Catarina também são abordados em reportagens e no artigo da edição: a oferta e os preços do gás natural, a retomada e a necessidade de modernização do Porto de Itajaí e os impactos das mudanças climáticas no setor produtivo do estado.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine: https://fiesc.com.br/news