
Os Institutos SENAI de Inovação estão integrados a um sistema bem mais amplo de apoio à indústria, que reúne 59 Institutos SENAI de Tecnologia, sete deles em Santa Catarina, com foco em serviços e consultorias de caráter mais específico, como avaliação de qualidade e conformidade, e também o UniSENAI, que atua na formação de nível superior de recursos humanos especializados. Em 2023, esse sistema sediado em Santa Catarina foi responsável pelo atendimento a 157 empresas, em projetos de pesquisa aplicada, e por 998 consultorias. “Trata-se de uma rede a serviço da indústria, que entrega produtividade, sustentabilidade, desenvolvimento de novos produtos e modelos de negócio e formação de talentos”, afirma Mauricio Cappra Pauletti, gerente executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI/SC.
O foco dos Institutos de Tecnologia é mais restrito do que o dos de Inovação: o objetivo deles é aperfeiçoar produtos e melhorar a eficiência em processos industriais por meio de consultorias e serviços tecnológicos, sendo uma poderosa rede difusora de tecnologia para as empresas do Estado. “Os Institutos de Tecnologia trabalham mais com questões do dia a dia das empresas e têm um caráter setorial, atuando de acordo com as vocações econômicas das regiões em que estão inseridos”, diz Alceri Schlotefeldt, gerente de Serviços Tecnológicos dos Institutos SENAI de Tecnologia em Santa Catarina. “Os do Estado catarinense, por exemplo, atuam em áreas como alimentos e bebidas, cerâmica, madeira e mobiliário, indústria têxtil.”
Os consultores apoiam as empresas em projetos para descarbonizar e melhorar o desempenho e a produtividade de suas linhas de produção. Também dispõem de uma grande rede de laboratórios de metrologia, que fazem ensaios e calibrações necessários para o controle de qualidade e a conformidade de produtos das indústrias. “Se, por exemplo, uma empresa exporta para os Estados Unidos e muda uma normativa relacionada a seu produto lá fora, nós a ajudamos fazendo ensaios que atestem a conformidade com a regra”, explica Schlotefeldt. Em 2023, os serviços de metrologia dos institutos de Santa Catarina atenderam 3.415 empresas.

Um dos bons exemplos da funcionalidade dos Institutos de Tecnologia é a implantação em Santa Catarina do programa Brasil + Produtivo, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Consultorias de baixo custo para implementação de metodologias avançadas em centenas de pequenas empresas proporcionaram ganhos médios de produtividade de 42%, além de redução de retrabalho de 59% na primeira etapa do programa, entre 2014 e 2017. Em 2024 o programa atendeu 337 micro, pequenas e médias empresas, e as consultorias focaram em manufatura enxuta, eficiência energética e transformação digital.
O Brasil + Produtivo foi implantado pela unidade de Itajaí, que desenvolveu a metodologia e capacitou mais de 500 consultores que participaram do programa em todo o País. Também em Itajaí, o atualmente denominado Instituto SENAI de Tecnologia em Excelência Operacional passou a oferecer serviços de simulação computacional, que envolve aplicação de algoritmos e estruturação de dados para modelar operações reais em ambiente virtual, apoiando a reorganização e expansão de ambientes fabris com ganhos significativos de qualidade e economia.
Já o UniSENAI, centro universitário que forma engenheiros e tecnólogos, destaca-se na preparação de recursos humanos talhados para as necessidades da indústria. Um exemplo de parceria foi o curso de pós-graduação de dois anos que a instituição criou com a Tupy, de Joinville, voltado para colaboradores da empresa. Trata-se de um MBI (Masters in Business Innovation) em Fundição 4.0, com disciplinas sobre automação e digitalização industrial aplicadas ao segmento da fundição.