Estudos de alta performance

Academia FIESC de Negócios é a vertical de educação executiva idealizada para apoiar a reinvenção e a transformação da indústria catarinense.

Academia FIESC de Negócios - Foto: Filipe Scotti

Como preparar os talentos para um futuro dos negócios que é cada vez mais incerto? Este é o grande desafio do ensino executivo sintetizado por Daniel Traça, reitor da Nova School of Business and Economics, de Lisboa, parceira internacional da Academia FIESC de Negócios. “A dinâmica do futuro será diferente daquela que nos trouxe até aqui. Talento e educação são o motor do crescimento, mas as disrupções exigem novas abordagens, e a gestão de talentos precisa acompanhar as grandes tendências mundiais”, afirma.

Sua fala, dirigida aos membros do conselho consultivo da Academia em setembro, diz muito sobre os objetivos e estratégias da nova plataforma educacional da FIESC, que recentemente se estruturou em torno de um moderno espaço físico no prédio-sede da Federação, em Florianópolis. “Os programas voltados à qualificação de executivos e empresários almejam ajudar no desenvolvimento e na perenidade das empresas de Santa Catarina, especialmente as indústrias”, diz Fabrizio Machado Pereira, diretor de Educação e Tecnologia da FIESC.

Fabrizio Machado Pereira: diretor de Educação e Tecnologia da FIESC - Foto: Filipe Scotti

Um dos destaques da Academia é o programa de desenvolvimento executivo (EDP na sigla em inglês) para a família empresária, que congrega sucessores e sucedidos de diversas companhias catarinenses e incorpora metodologias avançadas para a obtenção de resultados “fora da caixa”. Uma delas é a hands on, que pode ser traduzida como “mão na massa” ou “aprender fazendo”, que valoriza a construção de soluções práticas e o compartilhamento de experiências entre os participantes. Outra característica é aplicação do empreendedorismo em rede, que estimula a formação de alianças entre os participantes. Os encontros em Florianópolis aconteceram em agosto, setembro e outubro, e no final de novembro haverá um último encontro para o encerramento da primeira turma do programa.

As parcerias com escolas internacionais são outra marca da Academia, que assim pode conectar globalmente os alunos às principais tendências internacionais de gestão. A Nova, de Portugal, dirige seu foco para quatro aspectos centrais dos negócios contemporâneos: a formação para um mundo global, digital, sustentável e com mudanças disruptivas. Outra parceira é a escola americana Igesia Academy, associada à Global Business School Network, uma rede global que se propõe a melhorar a educação de gestão e empreendedorismo em países em desenvolvimento. Em outubro foi lançado programa em parceria com a escola, com o tema Inovação, Cadeia de Suprimentos e Indústria.

A Academia FIESC de Negócios atua em diversas frentes da formação executiva, como transformação digital, finanças e formação internacional de executivos. O MBR Priori – Moda, por exemplo, é uma pós-graduação oferecida a um conjunto de indústrias em Santa Catarina que buscam conhecimento para aumentar a agregação de valor aos negócios. Este programa, assim como outros que atendem os setores do vestuário e têxtil, foram formulados a partir de um processo de escuta das principais demandas setoriais realizada anteriormente, com o objetivo de planejar as ações da Academia em consonância com as necessidades reais da indústria.

Encontro do MBR Priori - Moda: conhecimento estratégico - Foto: Filipe Scotti

A Academia promoveu recentemente um encontro com lideranças da indústria metalmecânica para detectar necessidades, formular programas específicos e até mesmo promover alianças estratégicas entre empresas e organizações. Nesse contexto, a Academia se associa à ação mais ampla da FIESC de apoiar a transformação da indústria catarinense diante de novos desafios e oportunidades, organizada no âmbito do programa Reinventa-SC. “A Academia é a vertical de educação que vai apoiar essa agenda”, diz Fabrizio Pereira.

A Academia também pode atender a demandas específicas de empresas, com soluções in company. Para a JBS, por exemplo, capacitou cerca de 100 líderes supervisores em temas como visão sistêmica, engajamento e propósito. Já na Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) quase 300 executivos estão sendo capacitados em programa de desenvolvimento de lideranças em encontros em Criciúma, Chapecó, Rio do Sul e Florianópolis, além de formações on-line.

Finanças | O conjunto de ações da Academia contempla ainda a realização dos fóruns “Radar”, que abordam temas ainda novos mas já entendidos como essenciais ao sucesso dos negócios em tempos de grandes transformações. Um dos fóruns foi centrado em ESG, sigla que contempla valores cada vez mais exigidos nos negócios: respeito ao meio ambiente, responsabilidade social e governança corporativa.

O Radar Finanças, realizado em setembro, tratou de temas altamente relevantes para a inserção da indústria tradicional na nova economia. Um dos painéis, por exemplo, discutiu a fundo os desafios e as maneiras de se atribuir valor a empresas (valuation), especialmente startups, que são alvo de aquisições por parte de indústrias tradicionais que desejam entrar em novos nichos de mercado ou melhorar seus processos industriais.

Radar Finanças - Foto: Filipe Scotti