Redução de riscos geopolíticos

Nidec Global Appliance, dona da Embraco, relocaliza fornecedores e a própria produção ao redor do mundo.

Foto: Divulgação

A Nidec Global Appliance é uma empresa profundamente globalizada. Com sede em Joinville, onde se localiza uma das fábricas de compressores da Embraco, a plataforma tem outras três unidades industriais em Santa Catarina. A Embraco também tem unidades na China, Eslováquia, Áustria e México. No total a Nidec GA possui 12 indústrias (também produz motores de máquinas de lavar roupas e louças, por exemplo), quatro escritórios comerciais, oito centros de P&D e clientes de 90 países atendidos pelos produtos. Um complexo sistema de produção e distribuição internacionalizado dá conta de todos os processos, mas o ambiente geopolítico incerto e volátil tem exigido novas atitudes.

“Como uma empresa global, administramos diariamente os riscos de possíveis impactos consequentes de cenários como guerra, pandemias e mudanças geopolíticas nas cadeias de suprimentos globais”, diz Guilherme Almeida, presidente da Nidec GA. Dentre as estratégias e ferramentas adotadas incluem-se simulação de cenários, mapeamentos de riscos e planejamento de contingência. Na prática, linhas de produção estão sendo redesenhadas para uma reorganização produtiva global, com a adaptação das plantas para novos volumes e projetos de produtos são alterados em busca de economia de materiais e novos fornecedores.

“Nossos times de compras, logística e vendas têm trabalhado para desenvolver fornecedores mais próximos de cada unidade produtiva, evitando a falta de componentes e equipamentos”, conta Almeida. De acordo com o executivo, a maior parte dos fornecedores se encontra nos próprios países onde estão as fábricas e a empresa já pratica o chamado double source, para reduzir os riscos de fornecimento. Após a pandemia foi acelerada a implementação do double country sourcing, que consiste em ter fornecedores em ao menos duas regiões diferentes.

O mesmo vale para as linhas de produção. Modelos de compressores e unidades condensadoras passaram a ser produzidos em duas ou mais localidades distintas. A nova linha de compressores Embraco NE, que já tem operação na Eslováquia para atender a Europa, começou a ser produzida na China no final de maio. As unidades condensadoras estão sendo produzidas no Brasil, Eslováquia e México. O conceito envolvido é o nearshoring. “O objetivo é ter a fabricação de modelos estratégicos mais próxima das manufaturas que fazem o equipamento de refrigeração”, diz Almeida.

Em outra iniciativa, a Nidec GA desenvolveu o projeto “Global Ocean Tracking”, que consiste no monitoramento diário de todos os embarques marítimos. Assim a empresa obtém informações sobre a localização exata de cada navio ou contêiner, os eventos envolvidos no transporte e a performance de entrega. “Temos uma clara visibilidade para acelerar a tomada de decisão no caso de algum atraso, além de planejar rotas e fornecedores alternativos para embarques futuros”, afirma Almeida. O resultado é uma redução de 50% do valor gasto com fretes extras.

Almeida: desenvolvimento de fornecedores mais próximos das unidades produtivas - Foto: Divulgação