Indústria 4.0 tem menor custo e mais eficiência e produtividade

Tema foi tratado durante a reunião da Câmara de Desenvolvimento da Indústria de Máquinas e Equipamentos Elétricos da FIESC, nesta quarta, 16

Florianópolis, 16.3.2022 – A jornada digital das indústrias e a implementação de elementos e conceitos 4.0 reduzem custos e elevam produtividade e eficiência do setor. A análise foi feita pela chefe de Relações Institucionais da WEG, Ana Paula Hauffe Torquato, durante a reunião da Câmara de Desenvolvimento da Indústria de Máquinas e Equipamentos Elétricos da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), nesta quarta, 16. Ela apresentou cases da própria indústria e de clientes, com ganhos significativos de eficiência e produtividade.

“Além da tecnologia, a implantação da indústria 4.0 depende de uma transformação organizacional e cultural da empresa e seus colaboradores”, observou Ana Paula. Tomando por base o índice de maturidade da Academia Nacional de Ciência e Engenharia (Acatech), da Alemanha, país onde se originou o conceito e o termo indústria 4.0, a executiva observa que a implementação do conceito de indústria 4.0 passa por seis estágios: automação, conectividade (ambos integrantes do processo de digitalização), visibilidade, transparência, análise preditiva e adaptabilidade. “Para passar ao estágio seguinte, é necessário que o anterior esteja consolidado”, disse.

::: Desde o ano passado, o SENAI é parceiro da Acatech no Brasil, por meio da Industrie 4.0 Maturity Center (i4.0MC), para a implementação de roteiros de transformação digital.

Ana Paula reportou cases de aplicação em seu próprio parque fabril ou de clientes. No caso interno, ela citou o dispositivo que monitora temperatura, vibração e ruído dos motores, reduzindo em mais de mil horas por mês as paradas para manutenção das máquinas, em uma fábrica composta por 500 motores. Segundo ela, as variáveis (aquecimento, trepidação e ruído) permitem analisar a situação de cada motor e prever a necessidade de manutenção ou troca.

O presidente da Câmara, Daniel Godinho salienta que a jornada digital é um processo que se avança passo a passo de acordo com a realidade de cada empresa, há oportunidades de ganho de produtividade para todos e o importante é que cada empresa inicie essa jornada. As experiências serão compartilhadas com as demais Câmaras Setoriais da FIESC, gerando maior conhecimento sobre o tema a fim de buscar maior integração produtiva entre as empresas do Estado.

Institutos SENAI de Inovação e de Tecnologia

Matheus Augusto Martim, pesquisador do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, apresentou a estrutura da rede dos Institutos SENAI de Inovação e de Tecnologia da entidade. São 27 institutos de inovação, três dos quais em Santa Catarina, e 60 de tecnologia, entre eles sete em território catarinense. Martim também citou cases de desenvolvimento de negócios envolvendo startups e grandes indústrias, como a GM e a Whirpool.

Sobre a Câmara de Desenvolvimento da Indústria de Máquinas e Equipamentos Elétricos

Esta foi a segunda reunião da Câmara, criada em 2021 e que é presidida por Daniel Godinho. Outras três estão programadas para o ano de 2022. A Câmara é composta por representantes de empresas do setor de todo o estado. A Câmara de Desenvolvimento da Indústria de Máquinas e Equipamentos Elétricos da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), tem como estratégia de atuação a digitalização e a indústria 4.0. A cada reunião serão apresentados cases de empresas integrantes da Câmara para dar visibilidade sobre os ganhos efetivos da indústria 4.0.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR