SENAI e Whirlpool lançam chamada de inovação para e-commerce

Iniciativa, que integra a Plataforma de Inovação para a Indústria, terá alocação de R$ 1,5 mi, sendo que cada projeto pode receber até R$ 750 mil; as soluções devem buscar redução de riscos de fraude e aumentar a eficiência logística de entregas de produtos no comércio on-line

Florianópolis, 04.11.2020 - A Chamada Whirlpool SENAI/SC de Inovação, lançada em uma live nesta terça-feira (03), é uma oportunidade para startups realizarem parceria com uma indústria de base global. Instituída no âmbito da Plataforma de Inovação para a Indústria e coordenada tecnicamente pelo Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, localizado em Florianópolis, a iniciativa é um processo de inovação aberta que busca identificar soluções nas áreas de meios de pagamento e de logística, focados na ampliação do e-commerce.

Assista a live do lançamento:

::: Conheça a Plataforma de Inovação para a Indústria (SENAI e SESI Nacional)

::: Clique aqui para inscrever sua startup

“A rede SENAI de Inovação criou essa metodologia de empreendedorismo industrial, pela qual, a partir de um dos 26 institutos localizados em todo o Brasil e com uma empresa âncora, são captadas propostas de startups para fazer inovação aberta”, destacou o diretor de operações em inovação e competitividade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Maurício Cappra Pauletti. “Esta chamada é construída a seis mãos”, acrescentou referindo-se à parceria do SENAI com a Whirpool e que envolve também a Hards, aceleradora de startups, sediada no Instituto da Indústria, a exemplo do Instituto SENAI de Sistemas Embarcados.

O diretor de Relações Institucionais da Whirlpool, Eduardo Vasconcelos, observou que a empresa realiza processos de inovação aberta há mais de 30 anos, inicialmente com institutos de pesquisa ou universidades e, mais recentemente com startups. “Hoje temos mais de 70 contratos estabelecidos e quase 20 parcerias em curso nesse momento; além disso, estamos passando pela nossa jornada de transformação digital”, destacou. Ele observou que, em geral, as pessoas imaginam a inovação em produto, já que a empresa é a maior fabricante mundial para aparelhos de cozinha e lavanderia. “Tem muita inovação aí, estamos investindo pesadamente nisso, mas estamos buscando inovar também em outras facetas do negócio, temos investido muito para desenvolver novas conexões com clientes, desenvolvendo serviços que vão complementar nossos produtos”, destacou. “Queremos ser uma empresa digital, cada vez mais ágil, rápida, inclusiva, diversa e que coloca o consumidor no centro do que fazemos”, disse.

A empresa constatou um crescimento dos negócios on-line em 2020, principalmente em função da pandemia. Por isso, optou por buscar soluções de inovação aberta focadas em aspectos relacionados a essa forma de negócio. A primeira delas busca soluções que reduzam os riscos de fraudes em negócios eletrônicos. O gerente sênior de tesouraria da Whirlpool, Gustavo Zoldan, explicou que, em 2019, as fraudes totalizaram 1,9 bilhão de reais “Foram 3,6 mil tentativas por minuto, 33% maior que em 2018”, explicou, acrescentando que o crescimento das vendas on-line em 2020 tende a elevar esses números. Por isso, as startups podem oferecer soluções que reduzam o risco financeiro nessas operações.

O aumento dos negócios on-line exige igualmente mais eficiência nas operações de entrega dos produtos ou recolhimento de produtos. O gerente sênior de logística, André Faria, explicou que o desafio é melhorar a performance de gestão de entregas ao consumidor final.

“A Hards vai apoiar no processo seletivo, utilizando todas as boas práticas de seleção de empresas de uma aceleradora”, afirmou o CEO Marcos Buson. “Esperamos encontrar os melhores casos, de sinergia, com soluções sustentáveis, seja do ponto de vista financeiro ou tecnológico”, acrescentou.

A chamada terá R$ 1,5 milhão destinados ao desenvolvimento dos projetos, sendo que cada projeto poderá receber entre R$ 250 mil e R$ 750 mil. Os recursos são alocados em partes iguais pela Whirlpool e pela Plataforma de Inovação para a Indústria, do SENAI e do SESI Nacional. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de novembro e a seleção dos projetos deve ocorrer em dezembro. Os projetos devem ser desenvolvidos em 12 meses, ao longo de 2021.