SENAI e instituição alemã se aliam para desenvolver projetos de transformação digital

Oportunidades são oferecidas em todas as regiões catarinenses e também fora de Santa Catarina

Florianópolis, 15.10.2021 - O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Santa Catarina inicia nas próximas semanas a oferta de avaliação da maturidade em indústria 4.0 e elaboração de roteiros de transformação digital. O trabalho, direcionado ao setor industrial, será desenvolvido em parceria com a empresa alemã Industrie 4.0 Maturity Center (i4.0MC), organização oficial indicada pela Academia Nacional de Ciência e Engenharia (Acatech) para expandir a estrutura do Índice de Maturidade da Indústria 4.0. O projeto piloto será em uma indústria na cidade de Indaial. Em Santa Catarina, o SENAI integra a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).

::: Para mais informações, contacte pelo e-mail: travessia-industria4.0@sc.senai.br

::: Veja a manifestação do diretor regional do SENAI e diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira.

O modelo de avaliação foi desenvolvido pela Acatech, Universidade RWTH Aachen, e outros parceiros da ciência e da indústria. A I4.0MC é uma spin-off que surgiu da construção do modelo e, em conjunto com seus parceiros, já realizou mais de 150 avaliações detalhadas de maturidade em Indústria 4.0 e desenvolvimento de roteiros de transformação digital em indústrias de vários países. A empresa tem um vasto portfólio de serviços de consultoria associados à gestão da transformação digital de empresas de manufatura, todos centrados na aplicação do índice de Maturidade Indústria 4.0 da Acatech

O SENAI e a i4.0MC atuarão na criação de estratégias de transformação digital para indústrias, identificação da estrutura organizacional e operacional necessária para implementar a transformação digital e cálculo do retorno do investimento das atividades de digitalização.

“O SENAI tem interesse na cooperação para o desenvolvimento de competências e ampliação de um portfólio relacionado ao tema de Indústria 4.0 e Transformação Digital da indústria brasileira”, afirma o diretor de Educação e Tecnologia da FIESC e diretor regional do SENAI em Santa Catarina, Fabrizio Machado Pereira. “Esta parceria pode avançar para campos como educação profissional, workshops, conferências, consultoria, compartilhamento de conhecimento, entre outros”, salienta.

“Embora a expressão Indústria 4.0 esteja completando uma década de existência, um número substancial de indústrias ainda está em estágios iniciais desse processo, conforme indicam alguns estudos sobre o tema”, diz Pereira. Ele se refere, por exemplo, a um relatório publicado este ano pela McKinsey que mostrou que em 2020 74% das indústrias pesquisadas estavam estagnadas no chamado “purgatório de pilotos”. Em 2019, essa taxa estava em 56%. “A baixa maturidade, ausência de método para amparar as iniciativas de indústria 4.0 e escassez de conhecimento sobre a temática tendem a reduzir as taxas de sucesso nas jornadas de transformação 4.0 das indústrias”, acrescenta Pereira.

Esta é uma das razões pelas quais o SENAI/SC e o Industrie 4.0 Maturity Center firmaram a parceria. A ideia é apoiar a indústria catarinense e nacional no estabelecimento de roadmaps de transformação digital, orientados por abordagem mundialmente consolidada. Partindo da aplicação de um método reconhecido, assertivo e ágil do entendimento do estágio inicial de maturidade e do alinhamento das metas de negócio da indústria, a metodologia chega na relação de um conjunto de ações detalhadas e priorizadas que deixam claro o roteiro de dois a quatro anos de uma jornada segura para uma transformação 4.0. Associado a isso, o suporte de serviços de capacitação, consultoria e inovação do SENAI/SC apoiam amplamente as necessidades individuais de cada indústria para potencializar os resultados.

O trabalho integra o Programa SENAI de Apoio ao Desenvolvimento da Manufatura Avançada (Indústria 4.0), que visa apoiar a evolução de recursos humanos com as competências requeridas pela indústria 4.0. Dentro do programa, a iniciativa está alinhada à Plataforma SENAI 4.0, lançada em 2018 e que reúne um portfólio de educação e serviços técnicos e tecnológicos focados na temática de Indústria 4.0, incluindo esta avaliação de maturidade.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR