A família ampliada da indústria

Confira artigo do presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

Mario Cezar de Aguia, presidente da FIESC - Foto: Filipe Scotti

Famílias empresárias formam a espinha dorsal da indústria de Santa Catarina. Foram elas as principais responsáveis pela construção de um dos maiores e mais diversificados parques industriais do País, e até hoje exercem papel central no desenvolvimento catarinense. Nesta edição, com toda justiça, as empresas familiares são o destaque.

A reportagem de capa trata delas, com ênfase para a questão da sucessão. As novas gerações encaram o desafio de assumir a direção de empresas que, ao longo do tempo, foram conduzidas com extrema competência e obtiveram notório sucesso. Aos sucessores, entretanto, não basta a simples continuidade. Eles têm a missão de realinhar os negócios em sintonia com as transformações profundas que caracterizam nossos tempos instáveis e disruptivos.

Destaco que eles podem contar com a FIESC para apoiar a reinvenção de suas empresas, por meio de iniciativas como a Academia FIESC de Negócios. Ela desenvolve, entre outros, um programa voltado à formação de sucessores, promovendo o compartilhamento de experiências e a conexão com as mais avançadas práticas gerenciais do mundo, por meio de parcerias com escolas internacionais de negócios.

A presença das empresas familiares não se restringe à reportagem de capa. O leitor vai encontrá-las por toda a edição, do início ao fim, o que não é surpresa – apenas confirma o seu peso em nosso Estado. Vou além: a revista também destaca a força do que atualmente é denominado ecossistema da indústria, que envolve fornecedores, provedores de serviços e desenvolvedores de soluções em frentes como inovação, finanças e logística. Com papel cada vez mais relevante para a competitividade do setor, pode-se dizer que eles integram a família ampliada da indústria – setor que mais contribui para o desenvolvimento devido à sua capacidade, justamente, de demandar serviços sofisticados e gerar empregos qualificados, elevando a produtividade do Brasil.

Daí a relevância da mensagem de Rafael Lucchesi, diretor da Confederação Nacional da Indústria, o entrevistado principal da edição. Ele enfatiza a necessidade da retomada do processo de industrialização do País por meio de uma agenda que potencialize o talento e a capacidade de nossos empreendedores.

Mario Cezar de Aguiar - Presidente da FIESC