Florianópolis, 16.10.2025 – O SESI/SC lança nesta sexta (17), em Caçador, no Meio-Oeste, a edição 2025 do seu torneio de robótica, o maior do estado.
O evento de lançamento será no SESI, na Rodovia Honorino Moro, 610, Alto Bonito, às 16h; reunirá dirigentes da entidade, autoridades locais e demais convidados.
O torneiro será realizado entre 28 de novembro e 2 de dezembro, das 8h às 18h, também no SESI. É aberto ao público e tem entrada gratuita.
Participarão 492 estudantes, de nove a 16 anos, das escolas SESI/SC e da rede estadual de ensino.

PROVAS
O torneio é dividido em dois grupos. O primeiro, nos dias 28 e 29 de novembro, reunirá 312 competidores das escolas SESI.
O segundo, nos dias 1º e 2 de dezembro, terá 180 participantes da rede estadual, além de organizações filantrópicas e da Fundação Catarinense de Educação Especial.
Os times disputarão provas em quatro categorias (detalhes abaixo). Três delas são habilitadas pela FIRST, organização dos EUA presente em 90 países que busca despertar em crianças e jovens o interesse por ciência e tecnologia. A outra é organizada pela Fórmula 1, corrida mais famosa do mundo, que consagrou brasileiros como Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna.
Os vencedores de cada categoria representarão Santa Catarina na etapa nacional.
OBJETIVO
O torneio de robótica movimenta professores e alunos o ano inteiro. O objetivo é despertar o interesse por ciência, tecnologia, engenharia, matemática e artes, além de formar profissionais para um mercado que valoriza automação, programação e capacidade de resolver problemas.
AS CATEGORIAS
FLLC – Estudantes de nove a 16 anos constroem e programam robôs de peças LEGO para completar missões. São avaliados desempenho e design do robô. As equipes têm de dois a 10 participantes.
FTC – Reúne estudantes a partir do 9º ano ao ensino médio. Eles projetam, constroem e programam robôs com kits reutilizáveis. As equipes têm de três a 15 integrantes. A disputa é no formato aliança (duas equipes competem contra outra dupla).
FRC – Desafia jovens de 14 a 18 anos a criar robôs de até 54 kg e 1,5 metro para competir em jogos de arena, também no formato aliança. É o desafio mais próximo do ambiente real da engenharia.
STEM Racing – Voltada a estudantes de nove a 19 anos das escolas SESI. O desafio é desenvolver um carro de Fórmula 1 em miniatura para arrancadas em uma pista de 24 metros. Os grupos também são avaliados por critérios como gestão de equipe e marketing.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação