Setor madeireiro deve aprofundar debates sobre seus desafios, afirma Seleme

Presidente em exercício da FIESC participou, em Curitiba, da Semana Internacional da Madeira

Florianópolis, 14.9.2022 - A cadeia produtiva da indústria florestal precisa aprofundar  a discussão sobre seus desafios, entre eles o de ampliar a oferta de matéria-prima e melhorar sua competividade. A opinião é do presidente em exercício da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Gilberto Seleme, que, nesta terça (13) participou da quarta edição do WoodTrade Brazil, em Curitiba. O evento reuniu mais de 600 empresários e profissionais da indústria madeireira e de base florestal.

Entre os palestrantes, o CEO da Malinovski, Ricardo Malinovski, abordou o déficit da base florestal na maioria das regiões brasileiras. Segundo ele, há escassez de madeira nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste e uma das causas está na falta de incentivos para os produtores rurais para o cultivo de florestas de eucalipto ou pinus. Com o mercado aquecido do agronegócio, os produtores optam pelo plantio de soja, milho ou pastagens.

Seleme destaca que a necessidade de ampliar a oferta de matéria-prima para o setor tem sido amplamente discutida na FIESC, o que levou à criação de um programa do governo catarinense para incentivar o reflorestamento. O empresário observa ainda que a FIESC e o Sindicato da Indústria da Madeira de Caçador (SIMCA) desenvolvem, desde o início deste ano, o Tratado para Excelência da Indústria Madeireira (TEM). Segundo o empresário, o foco é mostrar a força do segmento, além de promover ações no âmbito da educação e da melhoria dos processos produtivos.

Semana Internacional da Madeira

Promovido em parceria pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), a Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) e a Malinovski, o 4º WoodTrade Brazil abriu a programação da Semana Internacional da Madeira (SIM), que será realizada até sexta-feira (16), em Curitiba. A Semana congrega a feira Lignum Latin America,  o 5º Encontro da Cadeia Produtiva da Porta (Encapp), a Wood Protection – Conferência Sul-Americana de Tecnologias para Proteção de Madeira e a ProWood – Conferência Internacional de Tecnologias para a Indústria da Madeira.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR