FIESC debate medidas de estímulo à indústria de base florestal

Presidente em exercício da Federação, Gilberto Seleme, recebeu nesta sexta-feira (10) o senador Esperidião Amin e a deputada Angela Amin para discutir alternativas para projeto nacional voltado ao setor

Florianópolis, 10.6.2022 – O presidente em exercício da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Gilberto Seleme, recebeu nesta sexta-feira (10) o senador Esperidião Amin e a deputada  Ângela Amin para discutir iniciativas voltadas a estimular o setor de base florestal em âmbito nacional. “Trata-se de uma cadeia produtiva longa, que gera muitos empregos e que por meio de florestas plantadas têm papel importante também na preservação dos recursos naturais do Brasil. Por isso, é estratégica não só em Santa Catarina, mas em todo o país e é necessário que tenhamos uma política estruturada para estímulo ao setor, especialmente que assegure o plantio das árvores, que são o pilar da atividade”, explica Seleme.

Ele lembra que, a partir da orientação do presidente Mario Aguiar, a FIESC já obteve avanços importantes nesse sentido em âmbito estadual, com a criação de uma política de estímulo desenhada em conjunto com a Secretaria da Agricultura. “Na reunião com o senador e a deputada, colocamos a estrutura da FIESC à disposição para colaborar na proposição de um projeto nacional para a indústria de base florestal”, resume.

Considerando só o segmento de móveis e madeira, que é parte da cadeia de base florestal, são gerados no estado 71 mil postos de trabalho diretos, o que corresponde a 8,8% da indústria estadual. O total de empresas passa de 5 mil, responsáveis por exportações anuais de US$ 1,8 bilhão, o que representa 19% dos embarques da indústria estadual.