Protagonistas da nova revolução industrial

Alex Marson, CEO e conselheiro da holding Christal e colíder da Filial Santa Catarina do Instituto Capitalismo Consciente Brasil.

Alex Marson: “Nossa melhor versão de futuro emerge de ecossistemas conectados em colaboração para encontrar, nos maiores problemas do mundo, as melhores oportunidades.” - Foto: Divulgação

A forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos vem sendo profundamente impactada pela aceleração da transformação tecnológica e social. Uma nova perspectiva para a indústria, que encara o rebalanceamento das cadeias globais, em uma ordem geopolítica dinâmica que altera o panorama competitivo e exponencializa riscos e oportunidades.

Santa Catarina chega a este momento com o mais alto nível de desenvolvimento industrial do País, sobressaindo-se também em competitividade.

É notório, no entanto, o gap que dificulta nosso protagonismo na reindustrialização do ocidente. O Brasil figura entre os últimos lugares em rankings de competitividade, e a participação da indústria no PIB nacional retornou a patamares inferiores aos dos anos 1950, quando iniciamos o ciclo de agregação de valor às nossas commodities.

O momento atual apresenta a maior janela de oportunidade para reverter esse quadro. Nossa indústria pode encarar o dilema, construindo soluções sustentáveis, ou negá-lo, fechando-se e enfrentando as consequências. A dura travessia da pandemia nos livrou de muitas crenças limitantes. Do outro lado encontramos um ambiente complexo, um universo em transformação acelerada com o qual coletivamente temos dificuldades em lidar.

Os protagonistas da 4ª Revolução Industrial serão os que perceberem primeiro que ela não poderá ser fundamentada naquelas crenças obsoletas, mas em valores que nos engajem por traduzirem o que importa para a humanidade, hoje, e o que faz sentido para cada um de nós, individualmente. O modus operandi das organizações precisa acompanhar a jornada da evolução humana, para que ela se mantenha relevante e próspera.

As indústrias protagonistas da Nova Economia caminham a passos largos na convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas. Robôs integrados em sistemas ciberfísicos, interconectados pela Internet das Coisas, com recursos de inteligência artificial, big data e computação em nuvem, estão transformando as fábricas.

O fenômeno transcende o salto tecnológico. Um ciclo de desenvolvimento próspero e sustentável demanda novas formas de geração de valor e de relações que considerem que a mais alta tecnologia não substituirá a potência humana. Empresas não mudam, quem muda são as pessoas. Os resultados extraordinários que podemos produzir, nesta era de transformação exponencial, dependem da transformação interna dos líderes.

As empresas protagonistas se desenvolverão a partir de lideranças conscientes, com pensamento sistêmico, que percebam a necessidade de harmonizar interesses de partes interdependentes em sistemas sociais colaborativos. Que desenvolvam organizações adaptáveis para navegar nas incertezas e na volatilidade da nossa era, com times autônomos engajados por um propósito compartilhado.

Nossa melhor versão de futuro emerge de ecossistemas conectados em colaboração para encontrar, nos maiores problemas do mundo, as melhores oportunidades de negócios.