Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Já enfrentou conflitos no trabalho? Confira dicas para evitar clima ruim na equipe

Reagir no calor do momento é um dos erros mais comuns; para não agravar situação, uma das maneiras é compreender o contexto antes de se posicionar

Florianópolis, 28.04.2025 – Enfrentar conflitos no dia a dia faz parte da rotina profissional. Se mal conduzidos, episódios desta natureza podem comprometer o clima e a produtividade da equipe.

Alini Dal Magro, CEO do Instituto PROA e LinkedIn Top Voice, diz que a chave para evitar desgastes está na preparação. “A forma como nos preparamos para estas situações faz toda a diferença.”

Ela defende que o trabalhador deve entender a situação por completo antes de se manifestar. “Isso ajuda a enxergar melhor o cenário e agir com mais clareza e mais tranquilidade.”

Abaixo, a Indústria News lista dicas de Alini e de outros LinkedIn Top Voice.

Imagem
c
IMPULSO: máxima que diz para não agir de cabeça quente ajuda a evitar problemas maiores

1. Busque compreender o contexto – Nem todo desentendimento é pessoal. Às vezes, há pressões externas, ruídos de comunicação ou visões diferentes sobre o mesmo problema.

2. Evite reagir no calor do momento – Quando estamos emocionalmente envolvidos, a chance de responder de forma impulsiva é alta. Dê um tempo, respire e só então se posicione.

3. Escute com atenção – Antes de reagir, ouça o outro lado com foco genuíno. Entender o que está sendo dito e o que não está é essencial para agir com equilíbrio.

4. Seja claro, mas respeitoso – Expor seu ponto de vista com firmeza não exige agressividade. Clareza e respeito abrem espaço para o diálogo.

Imagem
c
APOIO: em casos de atrito, um agente externo, como equipe de RH, pode ajudar no entendimento

5. Peça ajuda se necessário – Se o conflito persistir, envolver um mediador, como um líder ou RH, pode facilitar o entendimento e evitar desgastes maiores.

6. Pratique a empatia – Tente se colocar no lugar da outra pessoa. Isso não significa concordar com ela, mas entender de onde vem a reação ou opinião. A empatia reduz tensões e amplia as chances de uma conversa produtiva.

7. Foque na solução, não na culpa – Em vez de buscar “quem errou”, concentre-se em “como resolver”. Esta mudança de foco evita disputas pessoais e direciona a equipe para um resultado mais construtivo.

8. Aprenda com a situação – Conflitos bem resolvidos trazem aprendizados valiosos. Reflita depois sobre o que funcionou, o que poderia ter sido diferente e como agir melhor numa próxima vez.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn