Futuros experts em aeronaves e administração de sistemas de redes disputam vaga em mundial de profissões

Estudantes de todo o País, entre eles dois catarinenses, querem garantir as últimas vagas para representar o Brasil na WorldSkills Competition

Confira a cobertura fotográfica completa no Flickr da FIESC.

Florianópolis, 10.08.2016 – Dezenove estudantes da área de administração de sistemas de redes e de manutenção aeronáutica estão em Florianópolis para disputar as seletivas da WorldSkills Competition, torneio mundial de educação profissional. Eles querem garantir as últimas vagas e representar o Brasil na competição que ocorre em Abu Dhabi, em 2017. Entre eles, os catarinenses Rafael de Borba (manutenção aeronáutica), de São José, e Jonas Crescêncio da Silva (administração de sistemas de rede), de Tubarão, estão na briga pela medalha de ouro. Outros seis competidores de Santa Catarina também participam de provas em outros Estados.

Apaixonado pela mecânica de aeronaves, o jovem Rafael de Borba ainda não sabia a profissão que queria seguir quando estava encerrando o ensino médio, apesar de a maioria dos seus colegas estarem se preparando para enfrentar o vestibular. “Eu estava no segundo ano do ensino médio e vi todos os meus amigos já almejando medicina ou engenharia e a princípio eu não me encaixava em nenhuma das ocupações. Via meus colegas se esforçando para passar no vestibular, mas eu não queria estudar para algo que eu nem sabia se era realmente minha vocação”, conta. “Comecei a pesquisar informações sobre várias profissões. Um dia, enquanto ajudava minha mãe a organizar umas fotos, encontrei uma na qual eu estava sentado na cabine do piloto. Eu tinha uns 5 ou 6 anos quando viajei de avião pela primeira vez. Quando olhei a foto descobri que queria ser piloto”, revela.

Rafael iniciou o curso técnico em mecânica de aeronaves no SENAI de Palhoça simultaneamente com o ensino médio. Para se preparar para as seletivas, o estudante, que morava em Tijucas, mudou-se para Palhoça, onde treinava 12 horas diariamente. O maior desafio, segundo ele, é o preparo psicológico. “Tem que ter controle da situação para que o nervosismo não controle as mãos, porque elas são as ferramentas mais importantes desta ocupação”, afirma o jovem que foi treinado por Rodrigo Campos, competidor catarinense que disputou a última edição da WorldSkills.

Além de Rafael, o goiano Osiel Garcia, de 21 anos, também está na disputa pela medalha de ouro em manutenção aeronáutica. “O maior desafio é controlar o nervosismo e cumprir a prova dentro do tempo estimado”, afirma o estudante que deixou a área rural de Goiânia para se dedicar à formação técnica em manutenção de aeronaves em aviônicos, em célula e em grupo motopropulsor. Atualmente, ele trabalha numa empresa de táxi aéreo.

Jonas Crescêncio da Silva, que treinou diariamente de 8 a 12 horas por quase dois anos para participar da competição, tem formação técnica em redes de computadores e quer graduar-se na área. “Acho que para quem está entrando agora no mercado de trabalho, fazer o ensino médio junto com o ensino técnico é um diferencial. Na minha modalidade acredito que pesa muito na hora de encontrar uma vaga de emprego”, conta o estudante que também frequentou o ensino médio concomitante com o profissional.

De acordo com o avaliador líder da ocupação da área de TI, Wanderley de Souza, esse estudante precisa ser capaz de fazer uma boa gestão do conhecimento que possui. “São três sistemas diferentes e eles precisam conhecer cada um deles. A concentração é alta porque eles podem perder diversos pontos por apenas um detalhe”, explica o instrutor do SENAI de Minas Gerais. São mais de 16 horas de prova realizadas em três sistemas operacionais: Linux, Microsoft e Cisco. Souza avalia que o desempenho do Brasil é semelhante ao de outros países que participam do mundial. “Tecnologicamente, estamos muito aparelhados. O conhecimento avaliado na WorldSkills é o que estamos aplicando no SENAI. Alguns treinamentos foram focados para o ambiente internacional e o nível do nosso modelo de prova é até superior. O Brasil está preparado para conseguir uma medalha no mundial”, garante o avaliador.

Além de Rafael e Jonas, Alessandra Jochem, de Rio do Sul, está em Salvador em busca do ouro em Mecânica Industrial, uma profissão ainda eminentemente masculina. De Blumenau, Ana Carolina Gomes Jacinto foi a Teresina-PI disputar em Vitrinismo. A dupla formada pelos jovens Israel Venâncio Teixeira e João Gustavo de Souza, de Joinville, participa em Robótica Móvel, na cidade de Vila Velha–ES. Os estudantes do SENAI de São Bento do Sul Matheus Kubiak e Vagner Fernando Machado de Souza participam em Marcenaria (São José dos Pinhais-PR) e Eletricidade Predial (Campo Grande-MS), respectivamente.

As seletivas da WorldSKills se iniciaram em 4 de julho e prosseguem até esta sexta-feira, dia 12 de agosto. No total, Santa Catarina tem 40 competidores, dos quais 30 são do SENAI, que competem em 26 ocupações industriais. Eles querem carimbar o passaporte para Abu Dhabi, onde o evento reunirá 1,2 mil estudantes de mais de 70 países. Vencedor na classificação geral na edição de 2015, realizada em São Paulo, o Brasil vai ao evento para defender o título de campeão mundial de profissões.

Os competidores do SENAI/SC desta semana (de 8 a 12 de agosto):

Rio do Sul
Alessandra Jochem, na ocupação Mecânica Industrial (prova em Salvador - BA)

Blumenau
Ana Carolina Gomes Jacinto, em Vitrinismo (prova em Teresina - PI)

Joinville
Israel Venâncio Teixeira e João Gustavo de Souza, em Robótica Móvel (prova em Vila Velha - ES)

Tubarão
Jonas Crescêncio da Silva, em Administração de Sistemas de Redes (prova em Florianópolis – SC)

São Bento do Sul
Matheus Kubiak, de Marcenaria (prova em São José dos Pinhais – PR)
Vagner Fernando Machado de Souza, em Eletricidade Predial (prova em Campo Grande – MS)