Em audiência pública da ANTT nesta terça-feira (12) Federação Industrial reapresentou sugestão para viabilizar obra na BR-101

Florianópolis, 12.08.25 - A Federação das Indústrias de SC (FIESC) voltou a propor a incorporação do túnel duplo sob o Morro dos Cavalos, na Grande Florianópolis, à concessão da CCR Via Costeira, que administra o trecho sul da BR-101. A sugestão, inicialmente enviada pela FIESC à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em 4 de outubro de 2024, foi reapresentada hoje durante a audiência pública organizada pela agência reguladora em Capivari de Baixo, para debater a revisão quinquenal – revisão obrigatória a cada cinco anos – do contrato de concessão da rodovia. 
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A FIESC destaca que a solução proposta pela entidade traria menor impacto no pedágio, já que a cobrança do trecho sul é inferior à da BR-101 Norte. A FIESC lembra que o contrato de concessão do trecho Norte, sob concessão da Arteris Litoral Sul, está sendo objeto de análise para repactuação, e os investimentos previstos para as obras necessárias teriam menor prazo de diluição.

Para a entidade, o túnel duplo é a solução mais adequada considerando a importância estratégica do corredor e o crescimento exponencial do entorno, tanto das cidades quanto da atividade econômica e fluxo de turismo. Propostas e alternativas enfrentam dificuldades técnicas, jurídicas e ambientais. A FIESC salienta que o túnel duplo já possui um projeto executivo e um estudo de impacto ambiental, que demandariam apenas atualização, enquanto as demais ideias partiriam do zero.

Durante a audiência, a Federação afirmou que as obras propostas pela CCR na revisão quinquenal são adequadas e atendem as demandas atuais e futuras para manter o nível de serviço adequado no trecho Sul da BR-101. As obras propostas pela CCR (sem o túnel duplo) elevariam o valor entre R$ 0,15 e R$ 0,20. Hoje, o custo do pedágio é de R$ 2,40 por praça da Via Costeira, inferior ao do trecho Norte, de R$ 5,70. Esse é um dos motivos pelo qual a obra do túnel duplo seria mais facilmente absorvida pelo trecho Sul, que também teria prazo maior de concessão para diluição do investimento.


Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

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