FIESC propõe incorporar túnel do Morro dos Cavalos a obras da CCR

Federação pede análise da sugestão na revisão quinquenal da concessão do trecho sul da rodovia para viabilizar construção

Florianópolis, 08.10.2024 - A Federação das Indústrias de SC (FIESC) encaminhou sugestão à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para que a agência analise a viabilidade de incorporar a obra do túnel do Morro dos Cavalos às obras propostas na revisão quinquenal da concessão do trecho Sul da BR-101.

Hoje sob concessão da Arteris Litoral Sul, o trecho onde está localizado o Morro dos Cavalos representa um gargalo relevante para a eficiência da rodovia e também uma questão de segurança aos usuários, pelo risco de acidentes e desmoronamento de encostas.

A ideia da FIESC é que, se possível, a CCR Via Costeira, concessionária do trecho Sul, realize a obra e seja remunerada por ela. Isso porque o pedágio sob administração da CCR é inferior ao da BR-101 Norte, e o prazo de concessão é maior, permitindo uma diluição do investimento ao longo de mais tempo.

A FIESC reitera a necessidade de solucionar os atuais entraves à eficiência da BR-101 e lembra que já existe projeto e licença de instalação concedida para a obra. A estimativa da entidade é de que o custo de execução seja de cerca de R$ 1 bilhão.

O ofício foi encaminhado à ANTT em Brasília e também à regional em Santa Catarina. O documento também será entregue ao Grupo Paritário de Trabalho que discute a revisão quinquenal do contrato da CCR Via Costeira.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine.