FIESC apresenta jovens embaixadores que atuarão pela causa da educação em SC

Trinta e dois estudantes assumiram o compromisso de lutar pela melhoria dos indicadores educacionais de suas regiões

Acesse a cobertura fotográfica do evento no Flickr da FIESC.

Florianópolis, 21.05.2015 – Empresários e gestores de recursos humanos conheceram na manhã desta quinta (21) os 32 jovens embaixadores da educação, convidados pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) a lutar pela causa. Eles foram oficialmente apresentados durante a Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense, promovida pela FIESC, e afirmaram seu compromisso de contribuir para a melhoria da educação no Estado. Os embaixadores integrarão o projeto Conexão Jovem, do Movimento A Indústria pela Educação, que pretende estimular este público para uma atuação mais colaborativa com a escola e o mundo do trabalho, além de despertar o interesse pela aprendizagem contínua.

Na abertura das atividades desse segundo dia do evento, o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, apresentou dados que demonstram o desejo dos jovens de contribuir para a melhoria da educação. Pelo menos um quarto da população tem de 10 a 24 anos. “Vivemos o melhor bônus demográfico de todos os tempos. É preciso seguir acreditando no poder transformador da educação. Estamos convencidos de que é dessa forma que manteremos nosso Estado na rota da inovação e do desenvolvimento socioeconômico. Para nós, a educação é o novo nome do desenvolvimento”, enfatizou Côrte.

O jovem André Briani, de 16 anos, é um dos embaixadores do Movimento. Natural de Ipumirim, ele garante que o convite para integrar o projeto veio em boa hora. “Quero uma educação melhor para o futuro, para os meus filhos, minha irmã, meus amigos mais jovens. E eu acredito nela. Quero participar e vê-la melhorar. Os jovens têm vontade de mudar, mas nós não temos poder e força. A FIESC tem tudo isso para nos ajudar a fazer essa mudança”, afirma o estudante.

No Brasil, 1,3 milhão de estudantes deixaram a escola em 2014, de acordo com o último censo escolar. É como se a cada 24 segundos, um aluno abandonasse a sala de aula, um impacto de R$ 7 bilhões nos cofres públicos. Além disso, 8,9% dos jovens catarinenses entre 15 e 29 anos não trabalham e nem estudam e cerca de 40% dos estudantes do ensino médio não concluem o curso.

Na indústria catarinense, 25% dos jovens até 24 anos de idade não têm escolaridade básica completa. “A CNI observa que a educação de jovens e adultos está cada dia mais se tornando educação de jovens. Em SC cerca de 93 mil trabalhadores são jovens até 24 anos sem escolarização completa. Isso é preocupante. Uma das pesquisas realizadas pela CNI mostra que para cada ano a mais estudado, esse jovem recebe pelo menos mais 10% de aumento salarial”, afirma o gerente executivo de Educação do SESI Nacional, Sergio Gotti.

No evento, a cineasta Flávia Moraes falou sobre o projeto The Comunication Revolution, uma produção realizada pelo Grupo RBS que provoca a reflexão sobre as novas formas de se comunicar e interagir com as pessoas. “Sempre me pergunto por que as pessoas estão discutindo tanto esse tema e acredito que seja por causa da obsessão pela modernidade”, sugeriu. “Sem a modernidade, talvez nem a revolução industrial tivesse acontecido”, acrescentou.

Para a cineasta, os jovens são os maiores interessados nesse processo de melhoria da educação. “Eles são protagonistas da reinvenção da linguagem, que não é mais linear. É fundamental que todos repensem o futuro e a maneira como se comunicam. É importante ter o protagonista do tempo futuro, participando da discussão hoje porque eles vão nos ajudar a fazer um melhor trabalho”, finalizou.

Flávia ainda participou de painel sobre educação, inovação e comunicação, conduzido pelo consultor do Movimento e diretor do Instituto Ayrton Senna, Mozart Ramos. Além dela, participaram o secretário estadual de Educação, Eduardo Deschamps, o empresário da Nord Eletric, Nelson Akimoto, o gerente executivo de educação do SESI Nacional, Sergio Gotti, e os jovens André Briani e Natã Barbosa.

Parceria Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho - Durante o evento, a FIESC assinou termo de cooperação com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) para a realização de projetos conjuntos voltados à educação básica e à formação de docentes. A parceria marca o compromisso das instituições em estimular os jovens a serem protagonistas da educação. Recentemente a FMSS apresentou um novo posicionamento, baseado no conceito “Conhecimento transforma”, com o entendimento de que o desenvolvimento pleno dos jovens é imprescindível para modificações positivas na sociedade.

A Jornada, que debate temas vitais para a competitividade da indústria, segue até esta sexta-feira, dia 22, e se encerra com a outorga da Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina e o Mérito Sindical. Saiba mais.

O evento terá as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) inventariadas a partir da metodologia GHG Protocol e compensadas por meio de restauro florestal de Mata Atlântica. O GHG Protocol é a ferramenta mais utilizada no mundo para gerenciar emissões. A iniciativa está no âmbito do Plano Sustentabilidade para a Competitividade da Indústria Catarinense. A Jornada é uma realização da FIESC em parceria com o SEBRAE/SC. Tem o patrocínio dos departamentos nacional e estadual do SESI e do SENAI, PREVISC, Optitel e CREDIFIESC, além de apoio do BRDE. A Associação Catarinense de Imprensa (ACI) é apoiadora institucional do evento.

Elida Hack Ruivo
Assessoria de Imprensa da FIESC