Evento online debate o futuro das relações de trabalho e os impactos da LGPD

O juiz federal do trabalho, Marlos Melek, e o professor Dario Paixão abordaram a LGPD e as relações de trabalho de forma prática, atual e jurídica. Live foi promovida pela FIEP, FIESC e FIERGS.

Florianópolis, 22.01.2021 - Nesta quinta-feira, dia 21, as Federações das Indústrias do Paraná (FIEP), Santa Catarina (FIESC) e Rio Grande do Sul (FIERGS) promoveram live para esclarecer dúvidas sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e as relações de trabalho, especialmente a modalidade teletrabalho.

Para debater o assunto, as Federações convidaram o juiz federal do trabalho, Marlos Melek, e o professor Dario Paixão. Melek participou da comissão de redação final da reforma trabalhista e defendeu o texto da lei na Câmara dos Deputados e no Senado. Paixão é sócio-proprietário da empresa ADH Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. A mediação foi feita pelo presidente do Conselho Regional de Contadores do Rio Grande do Sul (CRCRS), Laudelino Jochem.

Segundo Paixão, o futuro será complexo e exigirá muito planejamento. Contadores, gestores administrativos e advogados serão os mais impactados pelo futuro do trabalho. “Cooperação e colaboração serão palavras cada vez mais usadas. O profissional precisará capacitar-se, ser criativo, inovador e ágil na tomada de decisões”. O professor ainda finalizou sua fala afirmando que não existe uma profissão do futuro, o que existe é um profissional do futuro.

Já Melek desmistificou as principais dúvidas sobre a LGPD e as relações de teletrabalho. De acordo com o juiz, muita coisa não está prevista em lei sobre essa nova modalidade de trabalho, porque nunca se pensou que ela seria utilizada com grande intensidade. “A pandemia promoveu o seu uso maior e aí as dúvidas começaram a surgir”, afirmou, destacando que muitas questões da LGPD com a lei do trabalho podem ser resolvidas com acordo entre trabalhador e empregador. “Por isso, é importante participar do sindicato e estar por dentro das discussões que o envolvem”, completou.

A iniciativa da live contou com o apoio do CRC, FECONTESC, SESCON-SC, SESCON Grande Florianópolis, SESCON Blumenau e dos sindicatos empresariais filiados às federações da indústria.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina