Escolas do SESI e do SENAI mantêm ações de conscientização contra o aedes aegypti

Estudantes participaram de pesquisas, mutirões de limpeza e confeccionaram cartazes informativos sobre o tema

Florianópolis, 20.4.2016 – A campanha de conscientização contra o mosquito aedes aegypti envolveu alunos e professores das unidades escolares do SESI e do SENAI de todo o Estado. O objetivo foi mobilizar a sociedade, em especial os próprios estudantes e seus familiares, sobre a importância da eliminação de potenciais criadouros do aedes aegypti, o principal transmissor de doenças como a dengue, vírus zika e febre chikungunya. Em Santa Catarina, as ações serão constantes e devem durar todo o ano.

Ações nas unidades escolares do SESI

As escolas realizam atividades relacionadas à campanha desde o dia 19 de fevereiro. Em Brusque, por exemplo, os alunos do SESI Escola participaram de palestra sobre o tema com informações sobre as doenças transmitidas pelo mosquito, forma de reprodução, prevenção e combate. Eles organizaram uma peça de teatro relacionada ao tema e a apresentaram para todas as turmas da escola e também em uma escola pública parceira da iniciativa. A turma do 8º ano fez um trabalho de matemática construindo gráficos no Excel com dados referentes à pesquisa sobre o assunto.

Em Lages, as crianças do SESI Escola realizaram pesquisas para descobrir como evitar que o aedes aegypti se prolifere. Depois disso, confeccionaram cartazes, viseiras, fantoches do mosquito e um jogo da memória com dicas de como combater a reprodução.

No SESI Escola de Orleans, crianças e seus familiares participaram de uma roda de conversa sobre o tema, identificaram possíveis focos de reprodução em terrenos ao redor da escola, palestras, jogos e plantio de mudas de repelentes naturais.

Em Criciúma, os estudantes participaram de atividades de pesquisa, elaboraram faixas e folders explicativos que foram distribuídos para suas famílias e para a comunidade em geral. Além disso, foram em busca por locais propícios para a proliferação no entorno da escola.

No município de Joinville, as crianças da educação infantil do SESI Escola também participaram de ações de conscientização. “Não pode deixar água acumular e é sempre bom colocar areia nos pratos das plantas”, explica Guilherme Queiroz, de 5 anos. Seu colega Arthur Arnhold também lembrou que é importante evitar se expor às picadas do mosquito e é necessário sempre usar repelente. Os resultados das pesquisas das crianças, organizados em desenhos, frases, modelagens e fotografias, foram expostos nos murais da escola, com o intuito de mobilizar toda a comunidade escolar.

Nos berçários da empresa Whirlpool, os pais dos bebês receberam informações de conscientização sobre o tema, como uso correto do repelente e os perigos das doenças transmitidas.

Em São Bento do Sul foram feitas rodas de conversas, pesquisas, entrevistas, jogos, produção de textos coletivos, construção de cartazes e desenhos, além da observação dos espaços da escola. Segundo depoimentos das famílias, os ensinamentos também foram aplicados em casa pelas crianças.

Na creche da empresa Seara, em Concórdia, foi realizado um teatro sobre o tema, apresentação de vídeos informativos e atividades relacionadas ao mosquito. Na creche da empresa Pamplona, em Rio do Sul, foram feitas ações de conscientização sobre o uso correto de repelente e a importância da eliminação de potenciais criadouros. Além disso, foram enviados informativos sobre o aedes aegytpi semanalmente pela agenda. As crianças também assistiram vídeo sobre como acontece a proliferação do mosquito e ouviram histórias contadas com fantoches que depois foram levados para casa. Na escola, também em Rio do Sul, turmas da educação infantil e do ensino fundamental confeccionaram cartazes explicativos, prestaram orientações à comunidade sobre o combate e participaram de palestras e apresentação de peça de teatro.

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESI, em Xanxerê, receberam informações sobre a atual situação do município, participaram de atividade de reflexão sobre as doenças transmitidas, forma de reprodução, prevenção e combate. Na regional Oeste, os alunos da EJA fizeram atividade articulada entre disciplinas. Eles debateram o assunto e, juntamente com secretaria de saúde, realizaram o recolhimento de lixos do entorno que poderiam se tornar criadouros. Em Tubarão, os estudantes da EJA receberam folders explicativos sobre as doenças da dengue, vírus zika e febre chikungunya.

Ações nas unidades escolares do SENAI

Em Mafra, alunos que cursam Mecânica de Máquinas e Produção da Qualidade no SENAI participaram de atividade onde confeccionaram cartazes mostrando que, no combate ao aedes aegytpi, pequenos gestos podem fazer grande diferença. Também realizaram pesquisas e fizeram apresentação do assunto abordado em sala de aula.

Em São Bento do Sul, estudantes do curso de Aprendizagem Industrial em parceria com outras entidades do município, fizeram um mutirão no bairro Serra Alta, o mais populoso do município. Cerca de 3,1 mil residências foram visitadas. Em Jaraguá do Sul, alunos do curso de Confeccionador de Moldes e Roupas entregaram para a população folders explicativos sobre o combate. Eles ainda prestaram esclarecimentos sobre o assunto e identificaram potenciais criadouros.

Em São Miguel do Oeste foram realizadas palestras para as turmas de Aprendizagem Industrial e Segurança do Trabalho. Em Capinzal, o SENAI participou de ação de conscientização à comunidade, em parceria com a Vigilância Sanitária do município. Em Concórdia e Chapecó, alunos do SENAI também participaram de palestras e atividades de mobilização contra o mosquito.

Assessoria de Imprensa – FIESC
48 3231-4671 / 8421-4224