Florianópolis, 05.08.2024 – Muitos candidatos podem acreditar que entrevista de emprego é uma conversa quase informal com o recrutador. Não é! Trata-se de etapa decisiva no preenchimento da vaga, que requer preparação.
Na tentativa de contribuir com este desafio, a Indústria News pesquisou dicas de especialistas em carreira para quatro perguntas muito comuns em entrevistas de trabalho.
Confira um compilado do que dizem Fabiana Camargo Frigo e Andrea Trench. As duas são Top Voice no LinkedIn, rede social para mercado e carreira.
1. Me fale um pouco sobre você.
A resposta precisa contemplar três áreas da vida do candidato: pessoal (como ele é fora do trabalho), acadêmica (o que já estudou) e profissional (experiências que já teve). O desafio é articular estes três pontos, de maneira organizada e didática. É importante que a resposta seja simples e direta. Em geral, o candidato pode levar de três a quatro minutos para esta resposta.
2. Por que eu devo te contratar?
O candidato precisa estudar o perfil da vaga. Assim, poderá se preparar para dizer quais habilidades tem para aquele posto. Também é importante que dê exemplos claros de resultados que teve nas experiências anteriores, se possível com números, porque um profissional que mostra entregas é mais valorizado. Lembre-se: de modo geral, o recrutador vai analisar se os conhecimentos, experiências e entregas do candidato são compatíveis com a oportunidade aberta.
3. Por que você quer trabalhar aqui?
Para se dar bem nesta resposta, o candidato precisa ter informações sobre a empresa. É bom saber sobre história, cultura organizacional, destaques que já teve. Mas o fundamental é conhecer bem os produtos e os serviços oferecidos. Tendo estas informações, ficará mais fácil saber por que quer trabalhar no local, e isso tornará a resposta natural. Para completar, o candidato pode mostrar que já está se preparando para entrar naquela empresa. Aqui vale citar experiências profissionais que já teve e que tenham relação com a empresa em que quer trabalhar.
4. Por que você saiu do último emprego ou por que quer sair do atual?
É sempre bom lembrar que não é oportuno falar mal da antiga empresa e do antigo chefe. Independentemente dos motivos da saída, o candidato precisa explicar sua saída de forma positiva. Uma boa maneira de fazer isso é dizer que deixou o emprego antigo porque está buscando um lugar mais alinhado com seus objetivos de carreira, que quer priorizar lugares para desenvolver novas habilidades e que tem interesse em conhecer novos ambientes profissionais. Em síntese, o candidato deve ser claro sobre o motivo da saída, e emendar falando sobre seu desenvolvimento profissional e objetivos de carreira.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas