Agricultura se une à indústria pela educação

FAESC aderiu nesta sexta-feira ao Movimento A Indústria pela Educação, criado pela FIESC

Florianópolis, 18.03.2016 – A indústria ganhou importante aliada na luta pela melhoria dos indicadores educacionais do Estado. A partir desta sexta-feira (18), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) passou a integrar o Movimento A Indústria pela Educação. A iniciativa da FIESC, lançada em 2012, visa a estimular o setor produtivo a promover ações que elevam a qualificação do trabalhador. A assinatura do termo de cooperação ocorreu na reunião da diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis.

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, destacou a importância da agricultura e disse que o agronegócio é um patrimônio para o Estado. “Pela educação vamos transformar o País. É um passo decisivo que estamos dando. Com a adesão da FAESC e da FETRANCESC (Federação dos Transportes), esta nos próximos dias, reuniremos as quatro Federações do Sistema S em Santa Catarina”, afirmou Côrte, destacando também o engajamento de outras entidades, como as Federações de Trabalhadores e a Secretaria de Estado da Educação. “Todas as entidades que estão conosco nesse projeto, que passará a se chamar Santa Catarina pela Educação, estamos avançando”, concluiu, agradecendo a confiança e a parceria com a FAESC.

“É um imenso prazer aceitar o convite para participar da iniciativa. Vamos aproveitar o know how que a FIESC tem na área de educação. Pretendo dar a nossa modesta contribuição para que o objetivo do Movimento seja alcançado”, afirmou o presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo.

Com o convênio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Administração Regional de Santa Catarina (SENAR/SC), entidade da FAESC, passa a integrar a iniciativa. Após a adesão da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) de Santa Catarina e da Secretaria de Estado da Educação, ocorrida em novembro, este é mais um passo na transformação do Movimento em Santa Catarina pela Educação.

Educação e Saúde – Também nesta sexta-feira, o assessor do Movimento A Indústria pela Educação, Antonio José Carradore, anunciou o tema que será trabalhado no dia catarinense da Família na Escola, em 16 de abril. Serão distribuídas 400 mil cartilhas incentivando as famílias a adotarem atitudes preventivas e hábitos saudáveis. “Além de diminuir os riscos para a saúde, estas ações contribuem para a melhoria do desempenho escolar”, afirmou Carradore.

O material será dirigido para trabalhadores, líderes empresariais e as comunidades escolares das entidades da FIESC, da Fecomércio, da FAESC e da Fetrancesc, além das redes públicas municipais e estadual. No total, serão abordados nove temas: alimentação saudável, atividades físicas, importância do sono, saúde bucal, higiene pessoal, problemas de visão, problemas de audição, problemas de fala e bullying.