As Fragatas Classe Tamandaré, peças-chave para a modernização da Marinha do Brasil, são construídas com tecnologia de ponta e um impacto significativo no setor naval brasileiro. Com envolvimento direto de mais de mil fornecedores locais e a geração de milhares de empregos, este projeto não só fortalece as capacidades defensivas do Brasil, mas também promove um avanço substancial na economia e na infraestrutura local.
O que são as Fragatas Tamandaré?
O Programa Fragatas Classe Tamandaré é um subprojeto estratégico da Marinha do Brasil dentro do macroprojeto Construção do Núcleo do Poder Naval, com objetivos de renovar a Esquadra com quatro navios construídos no Brasil.
As Fragatas são navios com alto poder combatente, possuem condições para operar a navegação no Oceano Atlântico realizando a patrulha das Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), equipado com lançadores de misseis e torpedos, um helicóptero, drone e veículo não tripulado, com capacidade para pouso e decolagem verticais e recursos stealth de redução de visibilidade ao radar.
É prerrogativa desse projeto o alto índice de conteúdo local, com a requisição de transferência de tecnologia e do fornecimento de conteúdo local, incluindo a gestão do conhecimento. Já estão registrados mais de mil fornecedores locais.
Nesse sentido, foi formado um consórcio entre a Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), a Embraer, a Atech e a Thyssenkrupp, chamado de Consórcio Água Azuis. A tecnologia naval está sendo fornecida pela alemã thyssenkrupp Marine Systems e a Emgepron realiza o gerenciamento da operação.
A cidade de Itajaí – SC foi escolhida para a execução do Programa, em uma área de 310 mil m2, devido a sua vocação da indústria naval, a localização privilegiada em relação à cadeia de fornecedores e clientes e à disponibilidade de mão-de-obra.
A construção da primeira Fragata iniciou em setembro de 2022, com a previsão de lançamento à água em 2024 e a entrega completa em 2025. Mais três Fragatas serão construídas, com a segunda com previsão de entrega em 2026, a terceira em 2028 e a última em 2029.
Por que as Fragatas Tamandaré são importantes?
Para a Marinha, a construção das Fragatas significa a renovação de sua frota marítima com navios modernos e de alta complexidade tecnológica para que o órgão amplie sua capacidade de emprego do Poder Naval, realize suas funções de controle das áreas marítimas, pronto para se contrapor a ameaças, realizar missões de defesa, de busca e de salvamento, atender a compromissos internacionais e atuar, segundo o órgão, de forma compatível com a inserção do Brasil no cenário internacional.
Para o país, o Programa beneficia o parque industrial ao promover a transferência de tecnologia, a geração de cerca de 2.000 empregos diretos e 6.000 empregos indiretos, desenvolve a indústria naval nacional e representa investimentos da ordem de US$ 2 bilhões.
Para o estado de Santa Catarina, sediar a construção das Fragatas na cidade de Itajaí significa ter reconhecido seu potencial da indústria naval e infraestrutura portuária, trazendo a geração de empregos, promovendo a qualificação de mão-de-obra, atraindo novas empresas, suscitando desenvolvimento socioeconômico e visibilidade nacional e internacional.
Visita exclusiva às instalações do consórcio Águas Azuis
No dia 15 de maio de 2024, o Condefesa - FIESC e a Engeprom promoveram uma visita exclusiva ao Estaleiro Brasil Sul em Itajaí, onde estão sendo construídas as Fragatas. Foram convidados os patrocinadores e expositores da SC Expo Defense – Inovação e Tecnologia, que puderam conferir de perto a infraestrutura de construção desse projeto estratégico para a Marinha.
A construção das Fragatas Classe Tamandaré em Itajaí simboliza mais do que o avanço tecnológico naval, significa desenvolvimento econômico e o fortalecimento das forças armadas do país. Este projeto estratégico, ao unir tecnologia, inovação e desenvolvimento local, posiciona o Brasil como um protagonista crescente no cenário marítimo global, enquanto fortalece o tecido socioeconômico de Santa Catarina e do país.
Deseja conhecer mais sobre o impacto destes projetos estratégicos na defesa e desenvolvimento nacional? Visite nosso blog para ver outros projetos estratégicos das Forças Armadas Brasileiras.