O trabalho pioneiro do Condefesa da FIESC no apoio às indústrias catarinenses para ingressar no mercado de compras públicas das Forças Armadas serviu de inspiração para o programa “Compra Mais Floripa”, uma iniciativa da Casa do Empreendedor da Prefeitura de Florianópolis. Esse programa visa ampliar a participação de micro e pequenas empresas (MPEs) no mercado público, contribuindo para o desenvolvimento econômico local e integrando pequenos negócios a um segmento com potencial significativo de geração de oportunidades.
O Condefesa como modelo
O trabalho do Condefesa da FIESC em prover apoio às indústrias do estado para vender para as Forças Armadas foi usado como modelo para a construção do programa “Compra Mais Floripa”, capitaneado pela Casa do Empreendedor da Prefeitura de Florianópolis.
O programa “Compra Mais Floripa” reflete a relevância do mercado de compras públicas no Brasil, que representa cerca de 12% do PIB nacional. A iniciativa busca capacitar micro e pequenas empresas para acessar essas oportunidades, promovendo treinamentos e mantendo um cadastro atualizado das MPEs participantes.
Durante o evento de lançamento do programa, o Compra Mais Floripa Summit, a analista e pesquisadora do Condefesa da FIESC, Letícia Voigt, apresentou como o modelo de atuação do Conselho tem gerado impacto no mercado público de defesa e segurança.
Foram destacadas as ações para promover conexão e promoção do setor de defesa, fomento e desenvolvimento industrial e facilitação de acesso ao mercado.
As principais contribuições do Condefesa no mercado de compras públicas incluem:
- Conexão de ofertas e demandas: aproximando as empresas catarinenses dos compradores das Forças Armadas e de segurança;
- Apoio especializado: orientando os empresários sobre as etapas e exigências para começar a vender, além de facilitar o acesso às oportunidades de fornecimento.
Essa abordagem integrada não apenas fortalece o setor de defesa de Santa Catarina, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico local, ao promover maior participação das empresas no mercado público. Ao mesmo tempo atua em prol do fortalecimento da defesa do nosso país, atendendo às necessidades das Forças Armadas para executarem suas missões precípuas.
O trabalho do Condefesa da FIESC reforça o compromisso com o desenvolvimento econômico de Santa Catarina, ao estimular as vendas das indústrias locais e fortalecer o setor de defesa brasileiro. Iniciativas como o “Compra Mais Floripa” mostram como o modelo de atuação do Conselho é um exemplo que dá certo.
Quer saber mais sobre como o Condefesa da FIESC apoia o desenvolvimento da indústria catarinense? Acompanhe nossas ações, aqui no DefesaSC, e esteja à frente das oportunidades no mercado de defesa e segurança.