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Como começar a vender para as Forças Armadas e de Segurança Pública

Conheça os passos necessários para acessar a oportunidade de aumentar seu faturamento com o mercado de defesa
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Para ser elegível a participar das licitações e outras modalidades de contratação dos órgãos públicos do sistema federal brasileiro, dentre os quais estão os órgãos de defesa e segurança, é necessário realizar cadastro em sistema do governo e preencher as informações da sua empresa, em seguida acompanhe os processos de contratação e participe daqueles que sejam do interesse de sua empresa. Confira ao final um resumo de todas as etapas.

Por onde começar?

Para ser elegível em qualquer licitação, dispensa, inexigibilidade e contrações públicas no Brasil, é necessário criar uma conta no Gov.br e estar credenciado no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF), o que pode ser feito por meio do acesso ao

·      aplicativo Compras.gov.br, disponível nas plataformas iOS e Android;

·       Portal de Compras www.gov.br/compras, em “Seja um fornecedor”; ou

·       diretamente no SICAF.

Tenha atenção, o cadastro no SICAF é GRATUITO, não aceite cobranças indevidas por serviços de cadastro de fornecedores.

No sistema é preciso preencher suas informações e está concluído seu credenciamento, que constitui o primeiro nível de cadastro. Para sua habilitação e demais níveis de cadastro é preciso, a qualquer ponto, anexar os documentos exigidos de comprovação de habilitação jurídica, regularidade fiscal federal e trabalhista, regularidade fiscal estadual e/ou municipal, qualificação técnica e qualificação econômico-financeira.

Em caso de dúvidas sobre como se credenciar no SICAF, o governo disponibiliza diversos Manuais para auxiliar nesse processo.

O registro cadastral, bem como a sua renovação, será válido pelo prazo de um ano.

Em seguida acesse o Portal de Compras do governo. Ao acessar o Sistema de Compras, você estará logado na sua Área de Trabalho onde os processos de compras acontecem.

No aplicativo, ao escolher uma oportunidade de participação, você será redirecionado para a tela do Pregão Eletrônico para cadastrar suas propostas. Neste Manual há mais informações.

Participar dos editais de contratação pública

Para cadastrar uma proposta no Pregão Eletrônico é preciso preencher a descrição e valor dos itens e anexar os documentos exigidos pelo edital.

Antes de cadastrar sua proposta, é importante que você leia os editais com muita atenção para conferir o que é pedido e se sua empresa atende aos requisitos. Lembrando que as micro e pequenas empresas tem condições diferenciadas para participar das licitações e ainda existem as Licitações Especiais, destinadas, no caso da defesa, às Empresas Estratégias de Defesa (EED) e Empresas de Defesa (ED).

Após o encerramento do período de envio das propostas, tem início a fase de lances, que é feita na Sala de Disputa. Ao ganhar uma licitação, verifique todos seus níveis de cadastro no SICAF e mantenha-os atualizados.

Esse Guia para fornecedores elaborado pelo Governo Federal condensa todas essas informações sintetizadas.

Resumo das etapas necessárias

Resumo etapas para fornecer aos órgãos públicos
Resumo etapas para fornecer aos órgãos públicos. Elaborado pelo autor.

Vimos que com o cadastro no SICAF, o acesso ao Portal de Compras e o acompanhamento dos editais de contratação publica sua empresa pode começar a vender para as Forças Armadas e para os órgãos de segurança pública federal, podendo aumentar seu faturamento ao conquistar o mercado de defesa.

Não deixe de conferir os próximos posts do DefesaSC, estamos trabalhando na disponibilização de um E-book gratuito com o passo-a-passo detalhado e um checklist sobre como vender para as Forças!

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