Em homenagem a alunos e professores, Côrte destaca excelência do ensino técnico

FIESC reconheceu estudantes, docentes, empresas e instituições de ensino que se destacaram em iniciativas educacionais

Confira a cobertura completa das homenagens no Flickr da FIESC

Florianópolis, 21.8.2015 – A excelência da educação profissional brasileira foi exaltada pelo presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, em homenagem a estudantes, professores, instituições de ensino e empresas, realizada nesta sexta-feira, dia 21, na reunião de diretoria da entidade. Côrte ressaltou a urgência de se valorizar o ensino técnico no Brasil, que tem sido exemplo para o mundo. O País conquistou o maior número de medalhas no torneio mundial de profissões, a WorldSkills, realizado em São Paulo de 11 a 16 de agosto. Seis catarinenses integraram a delegação brasileira e conquistaram uma medalha de prata e três de excelência.

“Todos nós que acompanhamos a questão da educação sabemos que o Brasil ocupa as últimas posições em rankings como o PISA. Mais de 500 mil zeraram a redação do ENEM. Como pode o ensino básico não ter a qualidade que precisamos, e o ensino profissional nos colocar entre os primeiros do mundo?”, indagou Côrte. “Estamos numa grande cruzada para valorizar o ensino profissional. É isso o que a indústria quer. Preparar os alunos, não só para ganhar o WorldSkills, mas para termos bons profissionais, e acima de tudo, bons cidadãos, virou uma obsessão”, complementou.

O estudante Eduardo Kruczkievicz, do SENAI de São Bento do Sul, foi prata na ocupação tornearia a CNC e falou em nome dos competidores do WorldSkills. “Foi um esforço muito grande dos competidores e dos docentes para chegar a este resultado. Para mim, é a realizacao de um sonho. Quando comecei a treinar para a etapa estadual me espelhava em um colega que treinava para o mundial realizado na Alemanha, em 2013. Queria, assim como ele, subir no pódio e eu consegui”, falou o jovem emocionado. Além de Kruczkievcz, foram homenageados os estudantes Alef Sholze (excelência em fresagem a CNC), Rafael Oening (excelência em administração de redes de computadores), Jonatas Walter (sistema de drywall e gesso) e Rodrigo Campos (manutenção de aeronaves). Professores treinadores e equipe técnica também foram homenageados.

A FIESC também reconheceu o estagiário Esdras Machado, empresas e instituições de ensino que venceram o Prêmio IEL de Melhores Práticas de Estágio. Côrte destacou a importância do estagiário para a indústria. “O estágio é uma forma de atrair os jovens para trabalhar na indústria, onde ele encontra ótimas oportunidades de carreira e boa remuneração. Por isso tratamos com tanta seriedade esse processo de estágio”, afirmou o presidente da FIESC.

O gerente de recursos humanos da Coteminas, Celso Gonzaga, ressaltou a importância do investimento na qualificação do trabalhador para melhorar o desenvolvimento social. “Estamos ajudando a contruir uma sociedade melhor, resgatando valores”, afirmou Gonzaga que falou em nome das empresas reconhecidas no Prêmio promovido pelo IEL. Saiba mais sobre o prêmio.

Além dos participantes da WorldSkills e dos vencedores do Prêmio IEL Melhores Práticas de Estágio, a FIESC homenageou o professor Ari Friederichs, do SENAI de São Miguel do Oeste, reconhecido por seu trabalho, pelo envolvimento com a Olimpíada Brasileira de Matemática e com o ensino desta disciplina; a estudante do SENAI de Jaraguá do Sul, Heloisa Dias, de 16 anos, vencedora do concurso histórico-literário Caminhos do Mercosul – Brasil 2015; a estudante Sabrina Bublitz, que esteve entre os nove participantes do projeto nacional SENAI Brasil Fashion (veja matéria completa); e a estudante Raíssa Marcon, do SENAI de Florianópolis, que foi a primeira mulher a vencer a etapa da América Latina e do Caribe do Cisco Netriders, competição mundial de redes de computadores promovida pela Cisco (veja matéria completa).

Elida Hack Ruivo
Assessoria de Imprensa – FIESC