IEL debate estágio e premia as melhores práticas catarinenses

Evento realizado nesta terça-feira (18) em Criciúma reuniu profissionais de indústrias da região

Criciúma, 18.8.2015 – Teoria colocada na prática. Foi assim que o estudante, de 19 anos, Esdras do Nascimento Machado, aplicou seu conhecimento adquirido em sala de aula. O estudante do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), de Jaraguá do Sul, recebeu nesta terça-feira, dia 18, o primeiro lugar na categoria estagiário décima edição do Prêmio IEL Melhores Práticas de Estágio 2015. A entrega do prêmio, realizada na data em que se celebrou o dia do estagiário, ocorreu durante o V Encontro Estadual de Estágio, realizado na Associação Empresarial de Criciúma - ACIC.

Iniciativa da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), o evento teve como objetivo manter uma interação entre instituições de ensino e empresa para o fortalecimento do estágio e a formação profissional. Reunindo representantes de empresas, de instituições de ensino e estagiários, o evento premiou além da categoria Estagiário Destaque, a categoria Instituições de Ensino Destaque - Educação Superior, Educação Profissional - Nível Técnico, Micro e Pequeno Porte, Médio Porte e Grande Porte.

O vice-presidente regional da FIESC, Diomício Vidal, esteve presente no evento e destacou a atuação da entidade no Sul do Estado, que atua em 27 municípios da AMREC e AMESC e abrange 83 mil trabalhadores formais. "Temos uma região pujante que oferece e continuará oferecendo oportunidade para a inserção dos jovens no mercado de trabalho, contribuindo assim com o nosso crescimento", destacou.

Para o superintende do IEL em Santa Catarina, Natalino Uggioni, o estágio é um ato educativo, sendo uma etapa da formação do futuro profissional. "Quem passa pelo estágio adquire vantagens competitivas perante o candidato que não possui esta experiência. É valioso para o estudante, para a empresa, que recebe um novo oxigênio, e para a instituição, que passa a receber a realidade do mercado", resume.

Além da entrega das premiações, o evento contou com duas palestras com os seguintes temas e palestrantes: "Estágio: ato educativo ou fraude ao vínculo de emprego?", com Lilian Carlota Rezende, da superintendência Regional do Trabalho e Emprego; e "Comunicar, educar e produzir: como essas competências contribuem para os momentos de crise", com Elis Rejane Busanello, educadora e coaching.

A empresa Coteminas, de Blumenau, possui há mais de dez anos programas de estágio e aprimora o setor há cinco anos. Neste período, a empresa já conquistou duas premiações em âmbito estadual e uma nacional. "Estes profissionais trazem ideias novas. Eles desenvolvem um projeto na empresa, são monitorados e depois podem ser efetivados. Eles questionam, sugerem e nós vamos adequando e acatando as sugestões", explica o diretor da empresa, Celso Gonzaga.

Esdras, por exemplo, foi efetivado após o período de estágio. "Depois de cinco meses fui contratado e pretendo seguir no ramo têxtil, setor no qual estou trabalhando atualmente. Com certeza se não fosse a vivência do estágio não conseguiria absorver todos os ensinamentos em sala de aula", frisou o jovem.

Vencedoras do Prêmio IEL Melhores Práticas de Estágio:

CATEGORIA ESTAGIÁRIO DESTAQUE

1º lugar: Esdras do Nascimento Machado
Projeto: Estágio Técnico Obrigatório em Química realizado na indústria têxtil (Controle de Qualidade e padronização das bases têxteis clear 1 e clear 2)
Instituição de ensino: Instituto Federal de Santa Catarina, Jaraguá do Sul
Estagiário da empresa: Elian Indústria Têxtil Ltda.

2º lugar: Tarcísio Wolff Leal
Projeto: Aplicação do adsorvente EcoRemove no tratamento de efluentes da empresa Coteminas S.A
Instituição de ensino: Universidade Federal de Santa Catarina
Estagiário da empresa: Coteminas S.A

3º Lugar: Adriano César Dias Soares
Projeto: Estágio instrucional: um planejamento diferenciado de atividades
Instituição de ensino: Universidade Federal de São João Del-Rei
Estagiário da empresa: ThyssenKrupp Elevadores S/A

CATEGORIA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DESTAQUE – Educação Profissional Nível Técnico
Menção honrosa: SENAI, Jaraguá do Sul

CATEGORIA EMPRESA DESTAQUE – Micro/pequeno porte
1º lugar: Instituto de Estudos Avançados SS (IEA)
2º lugar: Metalúrgica Rio Deserto Ltda.

CATEGORIA EMPRESA DESTAQUE – Médio porte
1º lugar: ThyssenKrupp Elevadores S.A.
2º lugar: Khomp Indústria e Comércio Ltda.

CATEGORIA EMPRESA DESTAQUE – Grande porte
1º lugar: Coteminas S.A
2º lugar: Portobello S.A
3º lugar: Rigesa Celulose, Papel e Embalagens Ltda.

CATEGORIA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DESTAQUE – Educação Superior
1º lugar: Centro Universitário UNISOCIESC